A Yamaha havia anunciado há algumas semanas que lançaria seu sistema automatizado. No entanto, a fabricante japonesa ainda não tinha revelado qual seria a primeira moto que utilizaria a tecnologia. Agora, a marca anunciou que a MT-09 vai ser a responsável pela estreia da nova transmissão.
Chamado de Y-AMT pela Yamaha, o sistema automatizado elimina o pedal do câmbio e o manete de embreagem. Ambos são retirados da moto e, no lugar deles, o piloto teria à disposição alguns botões. Dessa forma, seria possível escolher o modo de funcionamento da transmissão.
Ela pode ter trocas manuais (MT) ou totalmente automáticas (AT). No segundo caso, haveria duas opções: um modo parecido com a função S dos carros automáticos, com trocas em rotação mais alta, para privilegiar o desempenho. Já o modo automático convencional, deixaria as trocas em giros mais baixos, para privilegiar o consumo.
Yamaha MT-09 Y-AMT
Basicamente, a MT-09 com a transmissão automatizada mantém a mesma base do modelo tradicional. Apenas o nome do câmbio, Y-AMT, foi adicionado, além do sistema. Dessa forma, ela continua equipada com o motor de 890 cc de três cilindros, refrigerado a líquido. A potência é de 117 cv.
Embora tenha apresentado a MT-09 Y-AMT, a Yamaha ainda não revelou quando a moto será lançada oficialmente. A marca apenas disse que a naked automatizada vai chegar aos distribuidores ainda neste ano, sendo lançada primeiramente na Europa.
Vale lembrar que a Honda e a BMW já contam com transmissões automatizadas de dupla embreagem, sendo que a primeira até vende alguns modelos no Brasil. Resta saber se a Yamaha tem planos de trazer a transmissão para o mercado brasileiro em algum momento, nem que seja quando o sistema passar a fazer parte de outras motos.
Gostaria que a Yamaha MT-09 automatizada fosse vendida no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.