![Volkswagen Virtus Exclusive [Auto+ / João Brigato] Volkswagen Virtus Exclusive [Auto+ / João Brigato]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Volkswagen-Virtus-Exclusive-20.jpg)
O Volkswagen Virtus é um dos sedãs compactos mais caros à venda no Brasil. Tanto que a versão Exclusive de R$ 152.490 está na mesma faixa do Toyota Corolla de entrada (GLi de R$ 148.990) e do Nissan Sentra (Advance de R$ 151.490). Mas, por incrível que pareça, ele tem qualidades para brigar com esses dois. Menos em acabamento, que é terrível.
Um dos pontos mais inteligentes que a Volkswagen fez na mudança de visual do Virtus foi trocar a versão GTS pela Exclusive. Antes, a esportiva era raridade nas ruas, enquanto agora a variante mais luxuosa é a mais comum de se encontrar nas ruas. Afinal, o público de sedãs é bem mais careta. Mas vale trocar um médio pelo compacto?
Alma de GTS
Apesar de ter perdido as vestes luxuosas, o Volkswagen Virtus Exclusive só trocou o tênis de corrida por um sapato mais social. Debaixo do capô ele mantém o motor 1.4 TSI quatro cilindros turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque ligado a um câmbio automático de seis marchas. Mesmo conjunto do Polo GTS, do T-Cross Highline e de todas as versões do Taos.
Oficialmente a Volkswagen declara consumo de 8 km/l na cidade com etanol e 10 km/l na estrada. Já com gasolina, são 11,9 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Só que a realidade é bem diferente. Durante nossos testes com etanol, mesmo sem andar no modo Sport, ele dificilmente passa de 6 km/l. Na estrada vai a 11 km/l com etanol. Consumo bem alto.
Só falta o Nivus
É instigante dirigir o Virtus, honestamente o melhor carro com plataforma MQB-A0 feito pela Volkswagen do Brasil com motor 1.4 turbo. Só não é o melhor de todos porque a dinâmica do Nivus é ainda superior – por isso, ele precisa, para ontem, de uma versão com motor 1.4 turbo.
Um dos pontos nos quais a dinâmica desse sedã é tão boa é culpa da suspensão. Ela é dura, verdadeiramente firme a ponto de copiar bastante do asfalto. Mas gruda o Virtus nas curvas como se ele fosse um hatch esquentadinho – lembra até o Golf. O sistema de vetorização de torque (XDS) nas rodas é um dos pontos que mais ajuda nesse quesito.
Exclusivo nos detalhes
Para diferenciar o Virtus Exclusive das versões mundanas, o modelo topo de linha conta com retrovisores pretos, rodas de liga-leve de 18 polegadas com diamantado escurecido, detalhes em cinza na grade frontal e para-choques, além de logotipos escurecidos e emblema na lateral. Há ainda aerofólio traseiro.
Diferentemente do Highline que aposta em tons marrons para se diferenciar, o Exclusive adota uma cabine bem escura. Ele tem bancos revestidos em couro preto com costuras do tipo diamante. Há ainda uma faixa em couro costurado com o logo Exclusive no painel e perto da maçaneta. As portas contam com tecido e couro.
Ainda é um Polo
Se todos esses detalhes a mais na cabine fazem parecer que o Virtus Exclusive é um carro sofisticado, não se engane. Ele ainda mantém suas origens, dividindo nível de acabamento com o Polo Track de R$ 87.990. Ou seja, há um mundo de plásticos duros, verdadeiramente ruins para esse preço.
Nem mesmo a faixa de couro no painel adiantou de muita coisa – afinal, ela não é macia ao toque. Nas portas, a mistura de tecido áspero com couro de qualidade questionável torna a situação menos pior do que antes. Mas bem que a VW poderia usar o mesmo revestimento dos bancos (que não é muito bom, mas passa) em toda a porta.
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Gente grande
Em contraste ao acabamento interno ruim, que o deixa anos luz atrás de sedãs médios, o Volkswagen Virtus Exclusive não decepciona no quesito espaço interno. Ele é um verdadeiro gigante, com espaço de sobra para as pernas de todos os passageiros e também para a cabeça, ainda que pessoas altas possam raspar um pouco a na traseira.
Ao todo, são 521 litros de capacidade no porta-malas, o tornando um dos maiores da categoria. Há de ressaltar ainda que o modelo conta com volante com ajuste de altura e profundidade, assim como o banco tem ajuste de altura. Ou seja, no quesito ergonomia, ele manda muito bem.
Ela traz Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de diversos aplicativos pré-instalados (desde iFood a Waze) que podem ser usados compartilhando a internet do celular com o carro. Apesar de historicamente gostar de travar, a VW Play não sofreu com seus problemas de antigamente em nenhum momento durante a semana de testes.
Peitando quem está ali
Posicionado como modelo topo de linha, o Virtus Exclusive traz uma lista vasta de itens de série. Conta com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, chave presencial, seis airbags, ar-condicionado digital de uma zona, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Há ainda farol automático full-LED, carregador de celular por indução, retrovisor elétrico com rebatimento e função tilt-down, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque, retrovisor fotocrômico, luz de neblina de LED, lanterna traseira em LED, controle de tração e estabilidade, além de trocas de marcha no volante.
Veredicto
Se para você os sedãs médios acessíveis de hoje, como Toyota Corolla e Nissan Sentra são sem graça para dirigir, o Volkswagen Virtus Exclusive preenche certeiramente esse espaço. Vai abrir mão de um acabamento bom em favor de um carro que é gostoso de dirigir em qualquer situação. Daqueles que você quer ficar ao volante o dia todo.
Você teria um Volkswagen Virtus Exclusive? Prefere ele do que um sedã médio? Conte nos comentários.
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