O VW Tiguan vai ganhar uma versão elétrica na próxima geração, de acordo com o AutoCar India. Previsto para 2025, este novo modelo do SUV tem tudo para utilizar a base do ID4. Entretanto, a marca alemã prepara uma verdadeira ofensiva de SUVs elétricos para os próximos anos.
Além do Tiguan, a montadora trabalha em pelo menos outros dois utilitários esportivos movidos a bateria. Um deles seria menor que o SUV médio, sendo um modelo compacto e que deverá utilizar a base do ID2, que ainda não foi lançado, mas surgiu recentemente como conceito.
Visto como uma espécie de Polo elétrico, o ID2 hatch é a grande aposta da VW para popularizar de vez sua linha eletrificada. Por isso, é natural que o carro empreste sua plataforma para outros projetos da empresa, até para minimizar os custos de produção.
Por outro lado, o futuro Tiguan elétrico também já teria uma base para chamar de sua. Seria a do ID4, mas o futuro modelo não deve ceder substituir este modelo no portfólio da fabricante. Pelo contrário, ambos conviveriam juntos, ocupando faixas de preços distintas.
Além deles, a Volkswagen quer atingir um público ainda mais alto. Por isso, há o projeto de um terceiro SUV elétrico, para ocupar a posição mais alta da gama da montadora. Ele já está em desenvolvimento no centro de pesquisas da VW na Alemanha, e seria um produto premium, para ser o modelo topo de linha da empresa.
Este SUV maior pode ocupar o mercado que hoje é do ID6, que é feito na China por meio de uma parceria entre Volkswagen e SAIC. O novo modelo teria novas tecnologias, como bateria de 800V e mais de 700 km de autonomia. Entretanto, seu lançamento ainda não tem data prevista, mas deve acontecer depois do Tiguan elétrico.
>> Volkswagen Polo Track terá produção reduzida a partir de junho
>> Novo Volkswagen T-Cross 2024 está pronto e roda com pouco disfarce