![Volkswagen Polo 2023 [divulgação] Volkswagen Polo 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/novo-polo-my23-vermelho-frente-ambiente-rua_edited.jpg)
Revelado na Europa há quase um ano, o Volkswagen Polo reestilizado finalmente chega ao Brasil como linha 2023. As novidades não são exatamente as mesmas do Velho Continente, visto que o nosso Polo 2023 não tem lanternas invadindo a tampa do porta-malas. Mas finalmente haverá a tão aguardada estreia do TSI manual.
Mudanças visuais
Esteticamente a dianteira do Polo 2023 brasileiro é igual à do Europeu. Ele ganhou novo para-choque com abertura de ar maior, unificando os estilos entre os dois modelos. Os faróis passam a ser full-LED em todas as versões, deixando o IG.Light para o topo de linha GTS, que virá em um segundo momento.
O Polo 2023 ganhou novas rodas de liga-leve em todas as versões. Na traseira, o estilo é exclusivo para o Brasil. As lanternas ganharam lentes pretas, seguindo o desenho apresentado em Nivus e T-Cross, só que sem ligação entre elas. Não há invasão das lanternas na tampa do porta-malas como no modelo europeu: solução para baixar custos.
O volante veio do Nivus, se tornando padrão dentro da linha Volkswagen, enquanto a manopla de câmbio passa a ser a do T-Cross. Ele tem agora também carregador de celular por indução e novas entradas USB do tipo C. Painel digital passa a ser de série para todas as versões com motor TSI, sendo de 8” na TSI e na Comfortline, enquanto a Highline usa o de 10”.
![Volkswagen Polo 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Volkswagen-Polo-2023-3_edited-750x450.jpg)
Versões e itens de série
A gama Polo 2023 começa na versão MPI que tem de série faróis de LED, quatro airbags, frenagem automática pós-colisão, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, controle de pressão dos pneus, calotas de 15 polegadas, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, vidros elétricos dianteiros, comandos de som no volante e central Composition Touch.
Na nova versão TSI manual, o Polo 2023 ganha rodas de liga-leve de 15 polegadas, painel digital de 8 polegadas, retrovisores elétricos, vidros elétricos traseiros e sensor de ré. Subindo para a Comfortline, ele traz câmbio automático, volante revestido em couro com aletas para trocas, piloto automático, chave presencial, mas a central multimídia VW Play é opcional.
Diferentemente de seus concorrentes e até do Nivus, o Volkswagen Polo 2023 não conta com frenagem autônoma de emergência ou piloto automático adaptativo.
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Volkswagen-Polo-2023-1_edited-750x450.jpg)
Motores e transmissões
A Volkswagen deixou o Polo 2023 mais fraco que o modelo antigo. O motor 1.0 TSI que antes entregava 120 cv e 20,4 kgfm de torque, passou a adotar o layout de potência e torque do falecido up! TSI. Agora são 115 cv e 16,8 kgfm de torque, tanto no modelo manual de cinco marchas quanto no automático de seis marchas.
O resultado foi um carro mais lento, porém mais econômico, fazendo 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada com etanol, subindo para 13,8 km/litro e 16,5 km/litro com gasolina. O 0 a 100 km/h da versão automática caiu de 9,5 segundos para 10,5 segundos. A versão manual cumpre a mesma prova em 10,1 segundos. Há ainda o Polo MPI com motor aspirado de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, sempre pareado a um câmbio manual.
![[divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Volkswagen-Polo-2023-5_edited-750x450.jpg)
Cores
Assim como o Nivus, a cor de lançamento do novo Polo 2023 é o Vermelho Sunset. Ele é acompanhado dos tons já conhecidos Branco Cristal, Preto Ninja, Cinza Platinum e Prata Sirius. O Azul Night sai de linha com a chegada da linha 2023.
Volkswagen Polo 2023: preços e versões
MPI – R$ 82.990
TSI – R$ 92.990
Comfortline TSI (com VW Play) – R$ 102.990
Highline – R$ 109.990
>>VW Nivus é 5 estrelas no Latin NCAP, Honda WR-V morreu com 1
>>Volkswagen apresenta ID.4 off-road e pensa em produzir o SUV