O VW ID.4 fez uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro para testar a capacidade de sua autonomia. E segundo a Volkswagen, o SUV elétrico percorreu toda a distância sem precisar de nenhuma recarga ao longo do trajeto. Além de não precisar de recarga, o carro ainda tinha 18% de carga e 131 km de autonomia.
A viagem teve início na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP). De lá, o ID.4 partiu rumo à capital fluminense. E a marca alemã disse que o carro percorreu o trajeto simulando o uso normal do veículo. Todos os sistemas estavam ativos, como o multimídia, o piloto automático adaptativo (ACC), a frenagem automática de emergência, o sistema de manutenção de faixa e o head up display.
Foram dois passageiros a bordo do SUV elétrico durante a viagem e sempre com o ar-condicionado ligado. A partida foi por volta das 6h da manhã com a temperatura média de 17 graus. Durante o trajeto, o VW ID.4 conseguiu até recuperar um pouco da carga, ao descer a Serra das Araras, recarregando 2% da bateria e aumentando a autonomia em 28 km.
A montadora afirma que a velocidade média do modelo foi de 65 km/h. No entanto, o tempo de viagem não foi informado pela Volkswagen. Apenas foi dito que o carro chegou ao Rio de Janeiro com uma temperatura de 30 graus, praticamente o dobro da temperatura da partida.
Como o SUV chegou ao Rio com 18% de carga e sendo capaz de rodar mais 131 km, mesmo após percorrer 456 km, o modelo conseguiria rodar mais que a capacidade máxima prevista de 522 km. Pela média da viagem, o ID.4 rodaria 587 km no total.
>> Volkswagen já vendeu toda produção de 2022 da Kombi elétrica
>> VW Nivus vai virar carro de corrida em campeonato tipo Stock Car
>> Dodge Charger Daytona SRT mostra como é o muscle-car elétrico