A guerra dos hatches médios esportivos parece que ganhará um novo membro no Brasil. Depois que a Honda trouxe o Civic Type-R e a Toyota passou a importar o GR Corolla, uma luz acendeu na Volkswagen. Prova disso, é que a marca cogita fortemente lançar o Golf GTI ou até mesmo o Golf R por aqui.
Em entrevista ao podcast do Motor1, Ciro Possobom, CEO da Volkswagen Brasil, revelou que a marca está de olho nas movimentações das rivais e lembra com carinho do Golf. “O GTI é um clássico, tanto o GTI quanto o R, são carros que poderiam funcionar muito bem por aqui. A questão é que tem que ter volume para justificar”, afirma Ciro.
Ou seja, para que Golf GTI ou até Golf R venham ao país, é preciso que o mercado indique que há real demanda por eles. “O que posso dizer é que estamos estudando forte trazer alguns carros importados, até mesmo no próximo ano”, indica o executivo sobre a possível data de lançamento dos modelos.
Menos potência, menos preço
O interessante é que o Golf GTI poderia chegar mais barato que Civic Type-R e GR Corolla, hoje na faixa dos R$ 400 mil. Em todos os mercados em que os três são vendidos, o Volkswagen é mais barato. Mas isso vem com um custo: seu motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo entrega 235 cv, contra 304 cv do Corolla e 297 cv do Civic.
Isso porque a Volkswagen tem o Golf R para competir com os dois modelos mencionados. Ele tem também motor 2.0 TSI, mas eleva a brincadeira a 315 cv. Além disso, enquanto o GTI tem tração dianteira, o R é tração integral. Ambos trazem opção de câmbio manual de seis marchas ou DSG automatizado de dupla embreagem com sete marchas.
A única dúvida é se o Golf voltará com câmbio manual, seguindo a receita dos rivais, ou se virá automático mantendo o que era feio antes. Na Europa, ele está prestes a ser reestilizado e há boatos sobre o fim da versão manual por conta de emissões de poluentes. Até o martelo ser batido no Brasil, o modelo reestilizado lá fora já terá sido revelado.
Animado pela volta do Volkswagen Golf GTI ao Brasil? Conte nos comentários.
.
>>Ford vai usar SUV cupê da VW para ressuscitar um clássico