Por anos, as minivans foram conhecidas por serem carros familiares em sua mais profunda essência. Nunca foram carros rápidos, até porque sempre tiveram maior preocupação em ter espaço para um carrinho de bebê e uma infinidade de porta-copos que seria possível estocar latinhas de Coca-Cola por um ano. Mas e que tal uma minivan mais rápida que um Golf GTI?
Concebida para ser um modelo de luxo com todo refinamento de um Mercedes-Benz, mas em um corpinho ultra familiar, a Voyah Dreamer é rápida meio que sem querer. Vendida exclusivamente na China, a minivan é quase que totalmente elétrica, por isso conta com duas versões diferentes.
A Dreamer EV tem dois motores elétricos que combinados entregam 435 cv e 63,2 kgfm de torque. Com baterias de 82 kWh, ela consegue rodar 475 km. Nessa configuração, ela chega aos 100 km/h em 5,8 segundos. Um Golf GTI faz o mesmo em 7 segundos.
Há também a versão mais completa que baterias de 108,7 kWh, as quase levam a minivan aos 605 km com uma carga. Por conta do peso extra, o 0 a 100 km/h são cumpridos em 5,9 segundos. Ainda assim, mais rápido que o último Volkswagen Golf GTI vendido no Brasil.
Há também a Dreamer EREV a qual usa um motor 1.5 quatro cilindros turbo de 136 cv para gerar energia para o sistema elétrico. É bem parecido com o layout usado pela Honda nos modelos e:HEV, mas o 1.5 jamais entra em contato com as rodas. A Voyah declara 82 km com carga completa, mas com o motor funcionando para carregar o sistema, bate os 750 km.
Gigante e luxuosa
Visualmente ela impressiona pelo tamanho gigantesco da grade frontal. Ela ocupa quase 75% de toda dianteira e é interligada aos faróis. Há entradas de ar extras ao longo do para-choque, mesmo que um modelo elétrico nem precise tanto assim. Atrás, lanternas conectadas transparentes com o nome Voyah ao centro.
Mas é dentro que a Voyah Dreamer enche aos olhos. O painel de instrumentos é uma tela totalmente digital que fica em uma grande placa preta que integra a central multimídia, levemente descentralizada. Há ainda uma segunda tela para entretenimento do passageiro. Bancos são revestidos em couro com elegantes costuras, aquecimento, ventilação e massagem para a primeira e segunda fileira.
Por falar na segunda fileira, ela traz bancos individuais com apoio de braço dos dois lados e regulagem elétrica até mesmo para o encosto de cabeça. A terceira fileira leva três pessoas, fazendo com que a Voyah Dreamer carregue sete passageiros – dois a mais que o Golf GTI que é mais lento que essa minivan. Mesmo com sete pessoas, leva 427 litros no porta-malas.
Custos de uma marca nova
Com tanto luxo e performance, era óbvio que o preço não seria tão convidativo. A Voyah Dreamer será vendida nas versões Family, Think e Dream com as três opções mecânicas e variantes de quatro, sete e oito lugares. Os preços vão de 369.900 yuan (R$ 282.374) a 689.900 yuan (R$ 526.656).
Na China, a Voyah está começando agora. Ela é a nova marca de luxo da Dongfeng, a qual lançou seu primeiro modelo em 2020, o Voyah Free. A Dongfeng, vale lembrar, ainda tem as marcas Venucia, Fengdu, Aeolus, Forthing, Skio, Luxgen, Dongvo, Chufeng, Dana, DFSK e é parceira de Nissan, Honda, Peugeot, Citroën, Kia, Renault na China.
>>Scénic poderá voltar a ser uma variante do Renault Mégane
>>Volkswagen deixa todos os seus SUVs mais caros em maio
>>Citroën mata a última minivan Picasso, que já nem usava esse nome