Destaque

Volvo XC90 vai mudar de nome, mas não será Embla

Nova nomenclatura da Volvo não adotará nomes reais, como especulado, mas sucessor do XC90 ainda usará siglas

Volvo
Volvo EX90 [Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)[

A Volvo se prepara para o lançamento de uma nova geração de carros que substituirão toda sua atual linha de produtos. Os novos modelos, ao contrário dos atuais, nascerão totalmente elétricos e não terão mais versões a combustão. Por isso, a marca prepara uma mudança de nome, começando com o sucessor do Volvo XC90.

Até então, era especulado que o novo SUV topo de linha da marca sueca se chamaria Embla. Seria uma mudança de trajetória da Volvo que sempre usou números e siglas para seus carros. Esse seria, portanto, o primeiro Volvo da história a usar um nome real, mas a marca mudou de ideia e vai seguir com uma combinação alfanumérica, mas um pouco diferente.

O novo Volvo XC90 passará a se chamar EX90, deixando bem claro ser um carro elétrico por conta da letra E. Isso permitirá à marca manter o modelo antigo em linha sem precisar trazer um sobrenome ou algo do gênero. Ele será o pontapé inicial da mudança de nomenclatura que abandonará o atual sistema.

Volvo EX90 [Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)[
Volvo EX90 [Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)[

Como ficará daqui para frente?

Hoje, todo SUV Volvo se chama XC, toda perua usa a letra V e todo sedã é S. Modelos esportivos usam a letra C, variando entre um conversível (C70), hatch duas portas (C30) e um SUV cupê C40. O número que segue sempre é uma dezena que indica o porte do modelo: 40 para compactos, 60 para médios e 90 para grandes.

Na nova identidade de nomes da Volvo, a letra E será destacada para identificar um modelo totalmente elétrico. Os híbridos manterão o sobrenome Recharge para evitar confusão. Assim, as novas gerações de XC40, XC60 e XC90 mudarão de nome para EX40, EX60 e EX90. Já os sedãs S60 e S90 devem adotar E60 e E90, enquanto as peruas serão EV60 e EV90;.

Volvo XC90 R-Design [Auto+ / João Brigato]
Volvo XC90 R-Design [Auto+ / João Brigato]
O Volvo C40 que é uma grande dúvida, afinal ele já nasceu elétrico. Pode adotar EC40 na próxima geração ou ser mantido como está. Essa nova estratégia, porém, coloca fim à ideia de que os Volvo teriam nomes de verdade. E ainda bem, pois Embla para o sucessor do XC90 não era um batismo muito legal.

>>Volvo C40: como é rodar 1.000 km com o elétrico | Avaliação

>>Surgem as imagens de patente do substituto do atual Volvo XC90

>>Fiat Toro elétrica feita pela Volvo, essa é a nova Radar RD6