A Volvo se prepara para uma nova fase como marca e uma forte expansão na linha. Com o lançamento do EX90, a marca sueca agora trabalha só em modelos totalmente elétricos, mas que irão além dos já conhecidos SUVs, sedãs e peruas. Prova disso, é que a Volvo terá, pela primeira vez na história, uma minivan.
De todas as marcas de luxo, só Mercedes-Benz, Lexus e BMW apostam em minivans. Mais especificamente, o estilo que a Volvo terá, que é um modelo parecido com a Kia Carnival, é território explorado somente pela Mercedes-Benz Classe V e pela Lexus LM. Porém a Volvo vai entrar nessa briga em 2023.
A marca sueca produzirá sua minivan elétrica tendo como base a Zeeker 009. Vale lembrar que a Zeekr é uma marca de carros elétricos que nasceu a partir da Lynk & Co, fabricante criada por Volvo e Geely para atuar como intermediária entre elas. Ou seja, a Zeekr faz parte do mesmo grupo no qual a Volvo se insere.
A Zeekr 009 é feita sobre a base SEA que hoje é usada pelo Smart #1 e que estará também no Polestar 4 e no Lotus Eletre. Ela tem 5,20 m de comprimento, 2,02 m de largura e 1,886 de altura. Ou seja, caso siga as medidas da 009, a minivan será o maior carro que a Volvo terá no mercado, visto que o EX90 tem 5,04 m de comprimento.
O foco do modelo será a China, onde as minivans de luxo são tão populares quanto os SUVs. Ela será totalmente elétrica, compartilhando o motor de 536 cv da Zeekr 009. Na minivan chinesa, há 822 km de autonomia e capacidade de chegar aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos – mesmo sendo uma jamanta de 2.830 kg.
Mini XC40
Outra novidade da Volvo para 2023 será o EX30. O menor SUV da marca sueca terá a mesma base SEA da minivan e do Smart #1, sendo posicionado como carro de entrada da Volvo globalmente. Isso permitirá ao XC40 crescer na próxima geração, deixando o EX30 brigar com Mercedes-Benz EQA, BMW X1 e a futura versão e-tron do Audi Q3.
Por fim, a marca sueca terá o EX90 Excellence. A versão ultraluxuosa do SUV grande trocará o layout de sete lugares por um sistema de quatro lugares, com bancos traseiros individuais. Ele terá toques de luxo de alta categoria e materiais mais nobres. Todos serão lançados em 2023 e é possível que só a minivan fique de fora da rota para o Brasil.
>>Volvo lança XC40 e C40 com tração traseira
>>Kia Carnival deveria ser a nova princesa da Disney | Avaliação
>>Zeekr: dona da Volvo cria rival para a Volkswagen ID. Buzz