Certamente a categoria de SUVs é uma das que mais crescem no mundo inteiro, mas nem tudo se resume a eles. Depois de ter se tornado referência com seus SUVs elétricos e híbridos, a Volvo quer desbravar agora o mundo dos monovolumes. A Volvo EM90 é a primeira minivan de sua história. Só que ela não é inteiramente nova, já que é uma versão mais chique da Zeekr 009.
Marca está cada vez mais chinesa
Saber que a Volvo está lançando uma minivan depois de tantos anos pode impressionar. Mas, a verdade é que a Volvo EM90 não é tão inédita assim. Seu projeto é baseado na Zeekr 009, uma minivan chinesa que também pertence ao grupo Geely. Antes uma marca do grupo Ford, a Volvo foi vendida para a chinesa Geely em 2010.
Até então a montadora de origem sueca sempre teve uma grande autonomia no desenvolvimento de seus carros, mas parece que a história está mudando aos poucos. Visualmente já é possível notar a grande semelhança da EM90 com a 009, principalmente na lateral.
A dianteira da Volvo EM90 emprega um design já bem conhecido dos modelos da marca. A nova identidade do conjunto de iluminação está presente, assim como nos SUVs EX30 e EX90. Chama atenção a ausência de uma grade frontal com entradas de ar, já que se trata de uma minivan totalmente elétrica. Há também o logotipo da Volvo iluminado.
Na traseira a semelhança com o modelo da Zeekr permanece, mas a EM90 ganha sua identidade própria através das lanternas. Elas são bem grandes e posicionadas em um formato mais vertical, com uma extensão horizontal. Ambos os modelos possuem a câmera de ré bem pronunciada no centro da tampa do porta-malas.
Interior luxuoso e minimalista
Com disposição para 6 lugares (divididos igualmente em 3 fileiras), aparentemente o refinamento se faz bem presente no interior da nova minivan. Porém, com o minimalismo já conhecido de outros modelos recentes da Volvo. Para a segunda fileira de bancos, é possível abaixar uma tela de 15,6” do teto.
Na dianteira o painel de instrumentos é totalmente digital, enquanto a grande central multimídia de 15,4” lembra o design quadrado das telas da BYD. Ela está atrelada a um sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins, com 21 alto-falantes. A montadora de origem sueca diz que a intenção é transformar facilmente o interior em um teatro, sala de reuniões ou até mesmo um quarto.
Rápida, mas nem tanto
Como a Volvo quer se tornar uma marca totalmente elétrica já em 2030, não é surpresa que a EM90 não tenha motores a combustão. Seu propulsor 100% elétrico consegue entregar 272 cv, com aproximadamente 35 kgfm. Com tração traseira, isso faz com que ela acelere de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
Não se trata exatamente de um desempenho ruim, mas com certeza bem menos empolgante que o 0 a 100 km/h de apenas 4,5 segundos da Zeekr 009. Lá são 544 cv e 69,8 kgfm, ganhando também uma bateria maior. Enquanto a EM90 tem baterias com capacidade de 116 kWh, a 009 possui também uma opção com 140 kWh.
De acordo com a Volvo, o carregamento de 10% a 80% pode ser realizado em menos de 30 minutos. Já a autonomia fica em bons 738 km, ao menos no ciclo de testes chinês, o CLTC. Mais uma vez o modelo da Zeekr leva vantagem, pois alcança até 822 km com uma carga completa das baterias.
Preço e lançamento
Inicialmente a Volvo EM90 estará disponível somente no mercado chinês, onde o seguimento de minivans ainda é expressivo. Dificilmente veremos o monovolume da Volvo no Brasil, já que por aqui seria um modelo extremamente caro e com uma fatia muito pequena de vendas no mercado.
Na China os consumidores já podem comprar a primeira minivan da Volvo no regime de pré-venda, pela bagatela de 818 mil yuans. Em uma conversão direta atual, a quantia cobrada pela EM90 é equivalente a cerca de R$ 552.000.
Você teria uma minivan elétrica da Volvo? Conte nos comentários.
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