Reconhecida por fabricar modelos altamente seguros, a Volvo optou por parar de vender sua linha de sedãs e peruas no Reino Unido. Ou seja, modelos como S60, V60, V90 e S90 estão com a aposentadoria já pronta. Tanto é que eles não configuram mais no site da marca, mas ainda podem ser encomendados nos estoques das concessionárias.
Essa retirada dos modelos já havia começado há um tempo atrás. Por exemplo, no ano passado, o S60 deixou de ser oferecido. No começo deste ano, foi a vez do sedã S90 se despedir do mercado. A ideia da fabricante é a partir de agora focar na fabricação de SUVs e veículos 100% elétricos. Essa estratégia é exatamente a mesma aplicada no Brasil.
Hoje, a fábrica da marca situada na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, está passando por uma série de reformas. Com o intuito de aperfeiçoar o suporte na produção de modelos mais altos. Contudo, a Volvo ainda irá produzir esses modelos mais baixos, para suprir os pedidos das autoridades. A exemplo da perua V60 fabricada para a força policial, que sofre algumas modificações especiais para o determinado trabalho.
Volvo no Brasil? Somente SUV
As principais diferenças entre os Volvo vendidos para autoridades daqueles vendidos ao público são o desempenho aprimorado, as especificações internas modificadas, freios aperfeiçoados e capacidade de carga aumentada. Outro fator que muda é o limitador de velocidade, mais alto para os veículos especiais.
Em março do ano passado, o então diretor geral da Volvo Cars Brasil, João Oliveira, revelou que a marca sueca iria abandonar o mercado de sedãs e peruas no Brasil. Além de focar na produção de SUVs 100% elétricos, era inviável continuar investindo na produção desses modelos, graças às adequações exigidas pelo Proconve L7. Outro problema era o baixo volume de vendas desse formato de carroceria em todo mundo, já que os SUVs estão ganhando cada vez mais fãs.
O que você achou da decisão da Volvo de focar somente em SUVs? Conte nos comentários
>>Xuxa é fã da Volvo e já teve carros de luxo e esportivos
>>Volvo adia lançamento do EX90 por problemas eletrônicos
>>Confirmado para o Brasil, Volvo EX30 é o novo SUV mais barato da marca