Apostando suas fichas de uma série de novos carros puramente elétricos nos próximos anos, com a chegada de uma nova nomenclatura para seus carros, a Volvo acredita que esteja perto da tão sonhada paridade. Durante a apresentação do EX90, a sueca disse que os elétricos estão alcançando preços similares aos carros a combustão. E deu apenas três anos para isso acontecer.
Quem acabou falando pela Volvo foi Jim Rowan, CEO da marca, durante entrevista ao Automotive News. De acordo com Rowan, o executivo acredita que grande parte dessa paridade pode estar ligada a dois movimentos: o aumento do preço do petróleo e a tecnologia mais em conta para a produção de elétricos, principalmente baterias.
Assim, Rowan crê nessa paridade chegando antes do previsto, já em meados de 2025. Se o preço do barril de petróleo continuar subindo, essa realidade pode ser antecipada. “Achamos que chegamos [à paridade de preços] … por volta de 2025, onde haverá tecnologia suficiente para reduzir o custo da bateria. A tecnologia aumentará o alcance. Menos baterias, mas mais alcance, a um custo menor – chegaremos lá.”, disse o executivo.
Chame pelo meu nome
Atualmente a Volvo conta com uma linha de elétricos que conta com XC40 e C40, além do estreante EX90. Este é o futuro do XC90, que vai seguir em linha por mais algum tempo. Além disso ele se torna o primeiro carro da marca com o novo padrão de nomenclatura, perdendo o C em troca do E, além de uma inversão nas letras.
É possível ainda que modelos como o C40 sejam rebatizados para EC40 e o XC40 possa seguir um EX40, assim como o EX60 ser a nova geração do XC60. A Volvo também já confirmou que vai continuar apostando em sedãs e stations wagons. Com isso, não será difícil que veremos um S60 virar um ES60 e a V60 se transformar em uma EV60.
>>Volvo revela imagens de um SUV elétrico menor que o XC40
>>EX90 é primeiro passo da Volvo 100% elétrica sem matar o XC90
>>Renault e dona da Volvo fecham parceria para criar motores