Desenvolvido no Brasil com foco no nosso mercado e em países latinos, o Volkswagen Virtus se tornou global só recentemente. Depois de reestilizado, o sedã passou a ser vendido e produzido na Índia e na China (onde troca seu nome para Lavida XR). Só que, aparentemente, o Virtus também poderá ir à Europa.
Flagra publicado pelo site Autoblog mostra o nosso Volkswagen Virtus em teste na Europa com placas locais. Diversas publicações gringas erroneamente estão postando o flagra do sedã como se fosse o novo Jetta, visto a semelhança visual que os dois modelos têm. Mas esse é o Virtus reestilizado.
Vai ou não vai?
Só que a presença do Virtus em testes na Europa indica que ele será vendido por lá? Não necessariamente, mas também pode ser que sim. É extremamente comum que carros para mercados locais sejam testados nos quatro cantos do mundo por conta de condições climáticas ou para participação de centros de desenvolvimento importantes.
É por isso que, por exemplo, o Renault Sandero RS e a Ram Rampage já foram vistos em testes na Europa antes de seus lançamentos, mas eles nunca foram vendidos por lá. Até mesmo a Fiat Fiorino já foi testada na neve europeia sem que houvesse sequer a mínima intenção de a Stellantis vender o furgão do Uno no Velho Continente.
Isso pode explicar a presença do Volkswagen Virtus na Europa, especialmente porque ele contava com diversos aparelhos de medição. O que sabemos, é que não é o modelo brasileiro. Afinal, o modelo testado traz teto solar e elementos cromados no para-choque que não estão presentes no nosso sedã.
Já a outra possibilidade é que sim, o Virtus seja vendido na Europa. Nossa divisão brasileira ganhou muita moral com a Europa nos últimos tempos, especialmente porque desenvolvemos o Nivus, que passou a ser vendido por lá como Taigo. Um sedã de porte compacto, quase médio, como o Virtus é algo que a VW não tem.
Herdeiro do Polo Sedan
A última vez que o Polo sedã foi vendido na Europa foi há duas gerações. Além disso, desde que o Passat sedã morreu, a Volkswagen não tem nenhum sedã disponível na Europa. Arteon e ID.7 estão mais para cupês de quatro portas do que sedãs de fato, além de serem modelos bem mais caros e com outro tipo de pegada.
Resta saber se esse suspeito Volkswagen Virtus em testes na Europa será, de fato, vendido pro lá. O que é certo é que, se isso acontecer, não será o Brasil o responsável por produzir o modelo. A evidência é que os detalhes específicos de carroceria deixam claro que São Bernardo do Campo não será o berço de nascimento do Virtus Euro-Spec, caso ele exista de fato.
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