A demora no lançamento da Volkswagen Tiguan Allspace reestilizado no Brasil se deve a um grande fator: o SUV médio vai mudar radicalmente em 2025. A VW preferiu esperar a estreia da nova geração para voltar a atuar nesse segmento, mas a mudança será tão radical que nem mesmo o nome vai sobrar em alguns lugares.
Karl-Heinz Hell, chefe de engenharia da Volkswagen, confirmou em entrevista à revista Autocar a mudança radical que ocorrerá. A ideia é que a segunda geração do Tayron assuma o lugar do Tiguan Allspace. Assim, a versão de sete lugares do Tiguan deixa de existir para que o novo SUV assuma seu lugar.
“Vamos expandir nossa atual linha de SUVs em um aspecto global com a segunda geração do Tayron, que já está em desenvolvimento, e será vendida no meio dessa década”. Ou seja, o Tayron, que hoje em dia é uma variante chinesa do Volkswagen Tiguan, passará a ser um carro global e que atuará acima do irmão.
Sai um, entra outro, mantém o nome
A ideia é que o Tiguan fique só com as versões de cinco lugares, enquanto o lugar antes ocupado pelo Allspace seja assumido pelo Tayron. “O aumento de dimensões do novo Tiguan também refletirá no próximo Tayron”, comenta o executivo. Só que isso não significa que eles conviverão juntos em todos os mercados.
Na Europa, os dois serão vendidos lado a lado, assim como acontecerá na China. Mas nas Américas, o que inclui o Brasil, o nome Tiguan passará a ser usado pelo Tayron. Ou seja, as coisas permanecem como antes e encararemos o novo modelo como se fosse a nova geração do SUV de sete lugares que tivemos até então.
É possível também que a Volkswagen torne o Tiguan X e o Tayron X, versão cupê dos SUVs, algo global. Como serão unificados, o nome poderá ser Tiguan Cross Sport, seguindo o que é feito com o Atlas cupê ou Tayron Cross Sport.
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