A Volkswagen revelou o primeiro teaser da sexta geração do Polo, que deverá ser apresentado ainda esse mês na Alemanha. Segundo rumores da imprensa especializada, é esperado que o novo Polo seja também produzido no Brasil e lançado por aqui até o final de 2017.
O que não se sabia até então é se o novo hatch se chamará Polo ou Gol no Brasil, mas pelo comunicado oficial divulgado pela fabricante nesta semana parece que a marca adotará a primeira opção em terras tupiniquins. O modelo deverá disputar mercado com compactos premium, ou seja, modelos como Ford New Fiesta, Peugeot 208, Citroën C3 e o novo Fiat Argo estarão na mira do hatch da Volkswagen.
Desenvolvido sobre a plataforma MQB A0, o Polo já foi flagrado com camuflagem algumas vezes na Europa e até mesmo sem camuflagem, na África do Sul – nas fotos que ilustram a matéria. Com plataforma igual ao do Seat Ibiza, o novo Polo deverá ter medidas próximas ao irmão espanhol, que traz distância entre-eixos de 2,56 metros (o Gol atual tem 2,46 m) e mais de 4,00 m de comprimento – ou seja, aposta em espaço interno.
Por aqui, a oferta de motores deverá passar pelo 1.6 MSI (120 cv) nas configurações de entrada e 1.0 TSI nas demais, com possíveis duas calibrações de potência: 105 cv (usada no up!) e 125 cv (utilizada no Golf). Em relação a câmbio, a Volkswagen deverá oferecer transmissões manuais de cinco e seis marchas, além da automática Tiptronic de seis velocidades.
Veja mais:
>> Fiat Argo chega para substituir Punto
>> Citroën C3 e Aircross ganham câmbio automático de seis marchas
>> Peugeot 208 GT: aceleramos o hot hatch de 173 cv