A crise dos semicondutores voltou com tudo em 2023, causando fechamento temporário de fábricas e reduções de turnos. A Volkswagen, depois de suspender a produção do T-Cross, agora reduziu um dos turnos da planta de São Carlos, responsável por fazer motores para o Brasil e para exportação.
A fábrica, localizada no interior de São Paulo, é responsável pela produção dos motores 1.6 EA111, 1.0 MPI, 1.0 TSI (nas variantes 170 TSI e 200 TSI), 1.4 TSI e 1.6 MPI. Todos esses motores são usados pela linha nacional da Volkswagen, mas também são enviados a outros países, a exemplo do México.
Segundo informações do Automotive Business e do sindicato local, a Volkswagen instaurou férias coletivas aos funcionários do terceiro turno. A paralisação do último turno de fabricação começa em 10 de abril e não teve data divulgada para finalizar. Os dois outros turnos seguem com atuação normal para abastecer as fábricas da Volkswagen.
Na quinta-feira, 23, o novo CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, informou que a crise de semicondutores voltou, mas não tão grave quanto no ano passado. O cenário é mais otimista, mas a indústria nacional ainda sofrerá com falta de componentes para finalizar a produção dos carros.
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