As fabricantes de automóveis nos EUA e na Europa estão extremamente preocupadas com as marcas chinesas. Isso porque os carros elétricos feitos por lá são muito mais baratos do que os produzidos nos países mais desenvolvidos. E justamente essa questão fez com que uma concessionária da Volkswagen fosse processada por vender um Volkswagen…chinês.
Segundo uma reportagem da Automobilwoche, as revendas controladas por Gregory Brundy importam 22 Volkswagen ID.6 da China e estavam comercializando o modelo na Alemanha. E qual seria o problema disso? Justamente o fato de que o SUV de sete lugares é bem mais barato que o ID.4 produzido na Europa.
Como efeito de comparação, um ID.6 começa em equivalentes a 33.700 euros (R$ 167.400) na China, ao passo que o ID.4 de entrada não sai por menos de 40.335 euros (R$ 200.400). Mesmo com os custos de importação, o máximo que aconteceria era que o ID.6 seria vendido pelo mesmo preço do ID.4, o que não é interessante para a Volkswagen europeia.
A marca alemã, enfurecida com isso, processou a concessionária e obrigou os veículos a serem destruídos. A marca alega que eles não foram homologados e carecem de alguns itens essenciais para a Europa, como chamadas de emergência em caso de acidentes. O concessionário, por outro lado, disse que os carros são legalizados e tiveram importação legal.
O processo por parte da Volkswagen é para evitar que outras revendas façam o mesmo e comecem a importar carros da China para revendê-los como se fossem trazidos pela própria marca. Por isso, determinou que os 22 ID.6 importados para a Europa sejam destruídos. Contudo, o custo de descarte estimado é de 15 mil euros (R$ 80 mil) por carro.
ID.4 + 2 lugares
Vale lembrar que o Volkswagen ID.6 é vendido exclusivamente na China. Ele é oferecido em duas variantes visuais. O Crozz tem faróis arredondados que abraçam a grade frontal, além de placa traseira na tampa do porta-malas. Já o X tem faróis espichados como no novo VW Tiguan, além de placa traseira no para-choque e lanternas parecidas com as do ID.4.
Por falar em ID.4, o ID.6 compartilha com ele diversas peças, visto que é uma versão esticada do SUV elétrico que pode ser alugado no Brasil. É uma relação idêntica à feita nos Jeep Compass e Commander. Por enquanto, a Volkswagen não tem planos de vendê-lo oficialmente na Europa, mas isso pode mudar com a clara demanda existente.
Você acha que a Volkswagen está certa em processar a concessionária? Conte nos comentários.
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