![Volkswagen Polo R Line europeu [divulgação] Volkswagen Polo R Line europeu [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Volkswagen-Polo-R-Line-990x556.jpg)
Enquanto no Brasil o Volkswagen Polo parece ter vida longa, lá fora o destino do hatch compacto parece estar caminhando para uma aposentadoria. A própria VW já afirma categoricamente que alguns direcionamentos da lei europeia podem colocar fim ao modelo por conta dos custos e da virada totalmente elétrica. Ou seja, o Polo está por um fio.
O que acontece na Europa, é que a lei da Comissão Europeia para o Euro7 determinou que carros a partir de 2025 reduzam drasticamente seus níveis de poluição e consumo. Com isso, será necessária a utilização de muita tecnologia e sistemas eletrificados para atender às novas leis.
Alguns apostam em uma elevação de preços dos carros na Europa em algo entre R$ 800 e R$ 1.600. Contudo, o CEO da Volkswagen Thomas Schäfer, acha que a situação é pior. O executivo calcula que os carros de entrada das montadoras devem encarecer algo entre R$ 16 mil e R$ 27 mil por conta das novas tecnologias.
![Volkswagen Polo GTI 2022 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/06/2022-VW-Polo-GTi-4_edited-750x450.jpg)
Polo a preço de Golf
Isso faria com que um Volkswagen Polo, por exemplo, ficasse tão caro quanto um Golf. Mesmo sendo um modelo menor, com acabamento menos sofisticado e menos tecnologia. O resultado é que carros compactos se tornarão inviáveis na Europa, visto que o consumidor naturalmente migraria de segmento por conta dos custos.
Em entrevista à Autocar, Schäfer foi enfático: “no momento temos engenheiros avaliando o que isso [o Euro7 e seus custos] significa. Mas se for verdade, definitivamente não vamos investir nunca mais [em carros compactos] e vamos tocar nosso plano de eletrificação o mais rápido possível”.
Polo vai morrer no Brasil também?
Isso afeta o Brasil? Sim e não. A divisão brasileira da Volkswagen tem enorme liberdade para criar carros especificamente para o nosso mercado e os modifica de acordo com o gosto local. Prova disso é a existência do Polo Track – uma versão de baixo custo do hatch compacto internacional e que não existe (e nem existirá) na Europa.
>>Polo Track influenciará corte de custos no Gol SUV (246)
>>Gol passa a bola para o VW Polo Track que chega por R$ 79.990
>>Citroën C3 já vende mais que Sandero e Polo perde para Cruze