Eis que o Nivus, finalmente, foi lançado pela Volkswagen. Há anos o mistério se arrastava. Foram diversas apresentações e muita especulação sobre design, lista de equipamentos e, claro, preços. Afinal, como a marca posicionaria seu principal lançamento de 2020? O fato é que a montadora não foi muito além das expectativas e praticará valores entre R$ 85.890 e R$ 98.290, dependendo da versão de acabamento.
Por falar nisso, como também era esperado, são duas configurações: Comfortline e Highline. Surpreendentemente sem opcionais (prática incomum na VW), o veículo tem apenas o pacote Launching Edition que, por R$ 1.700 extras, equipa a versão topo com teto e retrovisores pintados em preto, logotipo e rodas escurecidas e apliques externos em cor diferenciada. O tom da carroceria também é especial (essa avermelhada, da foto abaixo).
Para chamar a atenção do público jovem (de 30 a 35 anos, target do Nivus), a VW fez parceria com a Porto Seguro, a Audio Book e o Sem Parar, dando um ano grátis de mensalidades. E, dentro deste período, o cliente não paga parcelas do carro – sem contar as três primeiras revisões grátis.
De acordo com a estratégia da marca, não haverá versão PCD. A marca optou por dar 10% de desconto no valor inicial que, somado a isenção de IPI (de 7%), passa a custar R$ 72.346.
Conteúdo
De série, o modelo tem direção com assistência elétrica, seis air bags (frontais, laterais e de cortina), auxílio de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e de tração, faróis full LED, câmera de ré, volante multifuncional, Isofix e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro, freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro.
Na versão mais cara, tem controlador de velocidade adaptativo, sistema de frenagem autônoma de emergência, Front Assist, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e revestimento dos bancos com material sintético. As rodas são de liga-leve com 17 polegadas (16″ na versão mais barata), sensores de chuva, luminosidade e estacionamento (traseiro e dianteiro), detector de fadiga, entre outros itens.
Para relembrar
O Nivus inaugura um novo segmento no mercado, o de SUV-cupê. Na verdade, não inaugura, já que Audi, BMW, Mercedes-Benz e companhia já têm seus exemplares com tais características. O que a fabricante fez foi trazer esse estilo de carro para um patamar mais acessível, justamente, daqueles que não podem (ou não querem) pagar mais de R$ 100 mil por um carro.
O novo modelo foi desenvolvido pela Volkswagen América do Sul e será produzido inicialmente na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para comercialização no mercado latino-americano. Em um segundo momento, o será produzido também na Europa.
Aliás, o Nivus inaugura na região latino-americana o novo logotipo da Volkswagen (já usado lá fora). A principal característica, aqui, é o formato 2D, com bordas mais finas. Aqui, cabe falar das medidas. São 4,27 metros de comprimento, 1,76m de largura, 1,49m de altura e 2,57m de entre-eixos.
Tecnologia é trunfo
Desenvolvido pelo time brasileiro da marca, o VW Play é uma central multimídia com tela de 10 polegadas de altíssima resolução, sensível ao toque, antirriscos e, de quebra, garante série de serviços e streaming. Tem ainda a VW Play APPs, que consiste numa loja virtual exclusiva para o cliente, que permite download de aplicativos com a mesma facilidade de um smartphone. No total, são 10 GB de memória, o suficiente para abrigar 25 vezes o tamanho do Waze, por exemplo.
O equipamento oferece manual cognitivo integrado ao veículo – é o primeiro carro do mundo com este recurso, diz a Volks. O VW Play tem capacidade para ler diversos formatos de mídia, além de conectividade com smartphones Android e Apple, espelhamento sem fio.
A plataforma tem parceria exclusiva com a Estapar (estacionamento), 12 min (audiobook), Ubook (audiobook), Porto Seguro (seguros), Deezer (música), Waze (navegação) e IFood (alimentação).
E a tecnologia está presente desde o momento da compra. “Vamos utilizar a realidade virtual para mostrar o Nivus aos nossos clientes. Por meio do DDX (Digital Dealer Experience), o cliente conseguirá ver todos os detalhes do carro em 3D, tudo completamente virtual. O serviço está disponível em mais de 85% das concessionárias do país”, destaca Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.
E, em época de pandemia, cliente não precisa sequer sair de casa para conhecer o Nivus. É isso aí! Basta usar um app (desenvolvido pela Volkswagen) com tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o interessado poderá navegar entre o mundo real e o virtual, vendo todos os detalhes, girando o carro, abrindo as portas, vidros e porta-malas.
Porta-malas e motor
Por falar em porta-malas, este tem 415 litros. Já sob o capô dianteiro, se esconde o propulsor é o 1.0 turbo flexível (200 TSI, da família EA211) com três cilindros e injeção direta de combustível. São 128 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática de seis marchas.
Em números, o Nivus acelera até os 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, são 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol), de acordo com dados do Inmetro.
Veja mais:
>> Caoa Chery lança Arrizo 6 por R$ 98,4 mil