Assim como aconteceu no Brasil, o Volkswagen up! está perdendo versões na Europa antes de seu derradeiro fim. O subcompacto alemão começou 2023 sem sua icônica versão GTI, nunca oferecida por aqui. E agora, a vida dele está, literalmente, por um fio – visto que o que ainda sustenta ele no mercado é a versão elétrica e-up!.
Depois que o Brasil deixou os europeus com inveja ao lançar o up! TSI em 2015, o Velho Continente se vingou com o up! GTI. A versão mais apimentada do hatch surgiu em 2020 junto da reestilização do Volkswagen. Assim como o TSI brasileiro, o GTI trazia motor 1.0 três cilindros turbo, mas com 115 cv e 20,4 kgfm de torque. O nosso up! TSI tinha 105 cv e 16,8 kgfm.
Além do motor mais potente, que o fazia chegar aos 100 km/h em 8,8 segundos e só parar de acelerar aos 196 km/h, o up! GTI trazia mudanças mecânicas. O câmbio era manual de seis marchas, o chassi tinha acerto mais firme, assim com a suspensão, enquanto a direção tinha calibragem mais direta e rápida.
Por fora, ele ganhava saída de escape aparente, aerofólio, rodas de liga-leve de 17 polegadas, adesivo, retrovisores pretos e detalhes em vermelho na dianteira e traseira. Já a cabine trazia os tradicionais bancos xadrez, painel vermelho, volante do Golf GTI com costuras e mais equipamentos.
A morte do up! GTI não é um bom sinal, visto que a vida do Polo GTI também está na berlinda. Com a virada total para carros elétricos na Europa, é possível que o único GTI que sobre seja o Golf. O up! ainda sobrevive mais um tempo por causa da versão elétrica, que tem vendido bem.
Os sucessores de up! e Polo, chamados de ID.1 e ID.2, possivelmente não terão versão GTX esportiva. Com isso, o Cupra UrbanRebel deverá tomar o lugar de ambos os GTI menores quando eles morrerem.
>>Volkswagen Jetta GLI ficou R$ 10 mil mais caro em 10 meses
>>Último Volkswagen Gol da história será produzido antes do Natal