
Ao que tudo indica, a Volkswagen vai contrariar o seu nome para focar em carros mais caros. De acordo com informações da Reuters, a empresa alemã, cujo nome significa “carro do povo”, vai reduzir a oferta de seus modelos mais baratos na Europa para focar em segmentos mais caros. O objetivo da empresa é ampliar as margens de lucro, já que os veículos de segmentos superiores costumam ser mais rentáveis.
Além de focar em carros mais caros, a Volkswagen vai investir nos elétricos, como já vem acontecendo nos últimos anos. Vale lembrar que a empresa lançou uma família de modelos movidos a eletricidade, os ID, e recentemente apresentou a ID.Buzz, uma espécie de sucessora elétrica da Kombi.
Com a nova estratégia, a VW pretende aumentar os lucros, mesmo que para isso seja preciso abrir mão do aumento do número de vendas. E quem garante isso é o CFO da empresa, Arno Antlitz. O executivo deixou claro para o Financial Times que o objetivo principal não é o crescimento, mas sim a qualidade e as margens de seus produtos, com o volume e participação de mercado ficando em segundo plano.
Por ser um plano global, pode ser que esse novo pensamento da Volkswagen reverbere no mercado brasileiro. Afinal, os modelos mais simples da marca no Brasil estão diminuindo cada vez mais, e agora até mesmo o atual Gol pode estar com os dias contados. Em paralelo, a VW investe cada vez mais em SUVs, como Nivus, T-Cross e Taos, que são modelos mais sofisticados e com maior margem de lucro.

Nissan Frontier 2023 finalmente deixa de ser mais uma | Impressões
Exclusivo: Volkswagen T-Cross 2023 reestilizado terá apenas três versões