Todos sabem que o segmento de sedãs médios é dominado pelo Toyota Corolla sem qualquer tipo de margem para os concorrentes. A Honda sabe disso, por isso vai importar o Civic como híbrido. E a Volkswagen já tem essa ideia bem clara, tanto que só traz o Jetta ao Brasil na versão esportiva GLI.
O que mudou
As mudanças foram sutis, mas suficientes para deixar o Jetta GLI com cara de novo. O para-choque mudou, com entrada de ar inferior visualmente única com divisão somente por frisos em preto brilhante e também por dois retângulos vermelhos. O tom é usado também na grade frontal, que ficou maior e mais larga.
Na traseira, novo para-choque com área em preto evidenciada e saída dupla de escape, sendo cada saída de um lado. As rodas de liga-leve de 18 polegadas mudaram, mas mantiveram o acabamento diamantado. Saias laterais são as mesmas de antes, tal qual os faróis e também as lanternas traseiras, que tem iluminação de LED.
Por dentro, ele ganhou nova central multimídia VW Play, a tela desenvolvida no Brasil e que estreou no Nivus e conta com 10,1 polegadas. O modelo ganhou nova faixa central iluminada e volante do Golf MK8 – o visual é o mesmo do Nivus, mas com botões sensíveis ao toque no lugar dos comandos físicos. A manopla de câmbio veio do T-Cross.
As cores sólidas disponíveis são Branco Puro, Cinza Puro e Preto Mystic. O Vermelho Tornado é substituído pelo Vermelho Kings, enquanto a novidade é o Azul Rising.
Itens de série
De série, o Volkswagen Jetta GLI 2022 traz piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, controle de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado digital de duas zonas, luzes ambiente, painel de instrumentos digital e faróis com acendimento automático.
Traz ainda detector de fadiga, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, chave presencial, bancos revestidos em couro com ajuste elétrico para o motorista e detector de fadiga. O teto solar, antes opcional, agora é item de série.
Mecânica
Debaixo do capô, o Jetta GLI ganhou um reforço. Agora, o motor 2.0 TSI quatro cilindros turbo rende 231 cv e 35,9 kgfm de torque. Com nova transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas (uma a mais que antes), o sedã esportivo acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.
Preço
O Volkswagen Jetta GLI é vendido no Brasil por R$ 216.990. Não há opcionais para o sedã médio alemão, ao contrário de antes, em que o teto solar era vendido separadamente. O preço é válido até 30/04, segundo o próprio site da Volkswagen. Ou seja, mês que vem, ele ficara mais caro.
>>Ford diz um sonoro “não” para a Volkswagen por causa da Ranger Raptor
>>Chery Tiggo 8 Pro estreia mais potente que o VW Tiguan R-Line