Aquele que foi o carro mais vendido do Brasil até 2013 chega aos 8 milhões de unidades produzidas. Sim, estamos falando do Volkswagen Gol, que atingiu o marco histórico através da versão aventureira Track na cor branca, produzida na fábrica de Taubaté (SP).
Tal feito faz do hatch da Volkswagen o carro mais produzido, mais vendido e mais exportado da história no Brasil, com 6,6 milhões de unidades comercializadas desde 1980 e 1,4 milhão de carros exportados para mais de 60 países. Isso inclui regiões extremamente quentes como o Oriente Médio, no qual o Gol teve que receber um segundo radiador, peças e pneus com revestimento especial, indo até locais com temperaturas na casa dos 40 graus negativos no inverno da Rússia. Por lá, foi necessário que os Gols tivessem pré-aquecedor, velas reforçadas e pistões grafitados, além de dispositivos e líquidos com tratamento especial contra congelamento.
Para ter dimensão da quantidade das 8 milhões de unidades fabricadas, esse número representa a frota de veículos de passeio como Holanda e Tailândia, ou até mesmo seria a quantidade suficiente para transportar a população inteira de países como Argentina ou Polônia. Além disso, enfileirados, os 8 milhões de Gol dariam uma volta ao mundo.
Produzido atualmente em São Bernardo do Campo (SP), o Gol passou a ser fabricado também na planta de Taubaté (SP) para abrir espaço na linha de montagem do ABC paulista para o novo Polo — que chega ainda neste semestre no Brasil. Voltando ao Gol, seu ritmo de produção faz jus ao número de carros produzidos até hoje: são necessários apenas 60 segundos para um Gol ficar pronto.
Entre as inovações acumuladas ao longo dos 37 anos de mercado do hatch, ele foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica (o saudoso Gol GTI, em 1988), com motor 1.0 de 16 válvulas (1997), primeiro propulsor flexível do mercado (Gol Total Flex 1.6, em 2003) e com motor 1.0 flexível (2005).
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