Apesar do enorme alvoroço que o Ford EcoSport fez quando foi lançado em 2003, as marcas demoraram a acordar para perceber o potencial que o segmento de SUVs compactos tinha. A Volkswagen, por exemplo, só foi ter um modelo na categoria em 2018 quando lançou o T-Cross. Mas, por pouco, não tivemos um Volkswagen Fox SUV.
Ao longo dos anos, algumas imagens desse modelo circularam pelas redes e Luiz Alberto Veiga, ex designer da Volkswagen, já havia falado sobre ele. Agora, a página German Garage BR juntou essas imagens que mostram o que teria sido o SUV do Fox. E, para piorar, como esse carro deixou de ser um Volkswagen e foi parar na Kia.
O projeto é de 2007, quando a Volkswagen passava por uma transição em sua linguagem de design. O sucesso do CrossFox e do EcoSport incentivaram a montadora alemã a criar um SUV com base no Fox. Como a versão aventureira do hatch compacto já tinha suspensão elevada, era apenas preciso dar a ele uma nova casca.
Tipo Renegade
Visualmente, o Fox SUV tinha carroceria até mais quadrada que a do EcoSport, apostando na pegada de SUV parrudo mesmo. Muito plástico preto na parte inferior da carroceria (nas imagens, ele é bege por conta do clay usado no protótipo) daria ao modelo um aspecto mais robusto que o do CrossFox.
Na dianteira, o SUV do Fox trazia faróis quadrados com um projetor redondo ao centro, fazendo par com a luz de neblina no para-choque. A grade frontal em U com parte central dividida era um aceno à linguagem visual da Audi a qual a Volkswagen vinha flertando na época – vide o para-choque da primeira SpaceFox ou do Gol G4.
Capô reto e curto é acompanhado de um vidro dianteiro reto. De perfil, o modelo tem alguns toques de Jeep Renegade, mas em um porte mais compacto e simpático. Na traseira, a larga coluna C ajuda a dar um estilo mais parrudo a ele, enquanto as lanternas de desenho simples parecem idênticas às que a Fiat Fiorino usa.
Volkswagen Soul?
Mas olhe bem para a curvatura do vidro e o desenho do para-choque do Fox SUV: é idêntico ao do Kia Soul. Como a Volkswagen descartou o projeto, Peter Schreyer, que acabara de sair do departamento de design da Volkswagen para chefiar o setor na Kia, levou o projeto adiante e o transformou no Soul.
Será que se a Volkswagen tivesse lançado o Fox SUV, o modelo teria feito mais sucesso que o Ford EcoSport na época? Ou será que, com isso, jamais teríamos o Kia Soul?
>>Volkswagen Polo Track ganha motor proibido para o Brasil
>>VW reduz preço de Polo, Virtus, T-Cross e Saveiro
>>Flagra: VW Saveiro 2024 deve mudar menos do que o esperado