Destaque

Volkswagen tira motor V6 do renovado e gigante Atlas 2024

Maior SUV da Volkswagen nos EUA, os irmãos Atlas e Atlas Cross Sport passaram por mais uma reestilização e agora não têm mais motor V6

Volkswagen Atlas Cross Sport [divulgação]
Volkswagen Atlas Cross Sport [divulgação]

Irmão maior e mais sofisticado do Tiguan e equivalente americano do Touareg, o Volkswagen Atlas recebeu mais uma reestilização nos EUA. Lançado em 2017, reestilizado em 2020 e agora novamente em 2023, o SUV de grande porte perdeu o motor V6, mas o 2.0 TSI está mais potente.

Se distanciando do Teramont chinês, o Atlas 204 ganhou faróis em LED com desenho em C – o conjunto lembra até demais os modelos da Ford, em especial o SUV grande Expedition. Há uma barra luminosa de LED na parte superior da grade frontal e o logotipo da marca também pode ser iluminado a depender da versão. 

Para-choque revisado tem estilo mais esportivo e agora é igual entre o Atlas de sete lugares e o Cross Sport de cinco lugares e traseira cupê. Por falar em traseira, nos dois modelos agora as lanternas são formadas por uma barra grossa vermelha com friso central e logotipo luminoso. O refletor no para-choque atravessa a traseira toda e é ligado ao friso lateral.

Melhor acabamento

Atendendo a pedidos, a Volkswagen melhorou o interior do Atlas. O SUV grande ganhou uma faixa de couro no painel e superfícies macias, tanto no painel quanto nas portas – antes a região era decorada com plástico duro. Há também uma faixa imitando madeira e luz ambiente com 30 cores diferentes.

A central multimídia nova de 12 polegadas é a mesma usada pelos Volkswagen ID, contando com comandos do ar-condicionado em uma barra sensível ao toque logo abaixo da tela. Novo painel de instrumentos de 10,25 polegadas é uma evolução do Active Info Display usado no Brasil e não conta mais com marcador de combustível separado.

Tchau VR6

A gama de motores que antes era constituída por um 2.0 TSI quatro cilindros turbo com 328 cv e 35,7 kgfm de torque ou o 3.6 V6 aspirado de 280 cv e 36,8 kgfm. Agora, ele é servido apenas pelo 2.0 TSI, só que agora com 270 cv e 37,7 kgfm – ou seja, o motor menor agora é mais potente que o antigo VR6 oferecido pela Volkswagen.

A transmissão segue automática de oito marchas e a tração 4MOTION nas quatro rodas é um opcional. Preços serão divulgados somente no quarto trimestre de 2023 nos EUA. Para o Brasil, não há intenção da Volkswagen de lançar o Atlas ou o Atlas Cross Sport.

[divulgação]
[divulgação]

>>Volkswagen reforça que Polo Track é o novo Gol em teaser

>>Jeep, VW e Fiat têm dois SUVs entre os mais vendidos de janeiro

>>VW Taos 2024 ganha visual mais ousado para conter Corolla Cross