Destaque

Volkswagen terá SUV da Amarok, mas não para brigar com o SW4

Ao contrário do que se espera, o SUV da Volkswagen Amarok mira no Ford Bronco e no Jeep Wrangler usando eletricidade

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]

Desde que a Volkswagen lançou a primeira geração da Amarok em 2010, sempre houve um boato de que, um dia, a caminhonete média ganharia um irmão SUV. Isso não aconteceu com a geração que segue sendo vendida no Brasil, mas, ao que tudo indica, o caminho ficou mais fácil para a nova Amarok.

Desenvolvida em conjunto com a Ford Ranger, a nova geração da Volkswagen Amarok vai ter uma versão SUV, de acordo com a reportagem da Autocar. Contudo, ao contrário do Ford Everest, o SUV da Ranger, que é equivalente ao Toyota SW4 e ao Chevrolet Trailblazer, o SUV da Amarok não terá a mesma missão.

A ideia do modelo é que ele seja a versão de produção do idealizado Volkswagen ID.Ruggdzz. O SUV era para ter sido apresentado em 2018 como conceito e entrado em produção logo em seguida. O projeto original era de um modelo parrudo, off-road, totalmente elétrico, mas feito sobre a plataforma modular monobloco MEB. Agora, contudo, os planos mudaram.

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]
O ID.Ruggdzz, deixará a base MEB para usar a T6 da Ford, na qual a nova geração da Volkswagen Amarok se baseia. Ele será totalmente elétrico para não concorrer com o Ford Everest, além de ter uma pegada diferente. Em geral, os SUVs derivados de picapes médias têm sete lugares e são bem grandes.

No caso do ID.Ruggdzz, a Volkswagen quer criar um concorrente para Ford Bronco, Jeep Wrangler e Toyota 4Runner, sem a necessidade de sete lugares. O SUV será parrudo, robusto e pensado para o off-road extremo, por isso terá visual bem quadrado e chamativo. É um jeito de explorar um segmento que ainda tem poucos rivais.

Volkswagen Amarok [divulgação]
Volkswagen Amarok [divulgação]

Eletrificação da plataforma

A base da Ford Ranger e da Volkswagen Amarok está preparada hoje para receber motores a combustão e híbridos, mas não para a eletrificação total. Contudo, Carsten Intra, CEO da divisão comercial da Volkswagen, afirmou em entrevista que esse novo tipo de motorização é algo que “estamos trabalhando junto da Ford”. 

Vale lembrar que a marca do oval azul tem experiência em transformar picapes chassi sob carroceria em veículos elétricos. Visto a F-150 Lightning que nasceu a partir da F-150 regular e tem se mostrado um gigante sucesso nos EUA. Perder a oportunidade de lançar a Ranger elétrica é algo que a Ford (e a VW com a Amarok) não quer perder. 

Ford F-150 Lightning [divulgação]
Ford F-150 Lightning [divulgação]

>>Volkswagen Saveiro 2024 terá influências do Polo Track no visual

>>Toyota Hilux GR-Sport fica mais larga de olho na Ranger Raptor

>>Ford Ranger 2024 é flagrada em versão básica e na Limited