Destaque

Vendas de motos novas fecha agosto com bom resultado

Com alta considerável no último mês e no acumulado do ano, as vendas de motos novas mostram o fortalecimento do mercado de duas rodas

BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação]
BYD Dolphin vs GWM Ora 03 [divulgação]

As vendas de motos novas em agosto surpreenderam. No último mês, o bom desempenho, com um aumento expressivo nas vendas em comparação a julho e ao mesmo período do ano passado, mostraram que o setor está em em alta neste ano.

Os dados mais recentes divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) revelam que as vendas de motos no Brasil em agosto de 2023 tiveram um crescimento de 20% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Mesmo levando em consideração a seletividade do crédito, as vendas de motos novas também apresentaram um aumento significativo de 16% em relação a julho deste ano, segundo informações da organização.

Royal Enfield Scram 411 [divulgação]
Royal Enfield Scram 411 [divulgação]

É importante destacar que esse desempenho positivo não se limita a apenas um mês isolado. No acumulado de janeiro a agosto de 2023, as vendas de motos registraram um crescimento de 21,2% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Em agosto de 2023, foram emplacadas 142.714 unidades, o que representa um aumento de 16% em relação a julho, quando foram emplacadas 123.051 motos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve uma alta de 20%. Já no acumulado (janeiro-agosto), o crescimento foi de 21,17%.

Bajaj Dominar 200 [divulgação]
Bajaj Dominar 200 [divulgação]

Dentre as marcas que mais se destacaram em agosto estão: Bajaj (+68%), Suzuki (+40%), Voltz (+29%), Honda (+22%) e Royal Enfield (+20%).

A Honda continua liderando o mercado com folga, com uma participação de 71% no acumulado, enquanto a Yamaha possui uma fatia de 19%.

Yamaha YZF-R15 [divulgação]
Yamaha YZF-R15 [divulgação]

As projeções da Fenabrave indicam que as vendas de motos novas devem ultrapassar a marca de 1,48 milhão de unidades em 2023, o que representa um crescimento de 9% em relação aos emplacamentos do ano anterior.

Esse cenário reflete o fortalecimento do mercado de duas rodas no Brasil e evidencia as mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores.

Acredita que as vendas de motos novas seguirá em alta no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.

>> Novo Renault Scenic elétrico tem autonomia surpreendente

>> Futuro Volkswagen ID GTI chegará em 2026

>> BYD Seal tem vendas expressivas em seu lançamento no Brasil