Destaque

Toyota Yaris Hybrid terá conjunto mais simples que o do Corolla

Ao contrário do Corolla Hybrid que usa motor a combustão e elétrico juntos, o Yaris híbrido será um elétrico com autonomia estendida

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]

Aguardado para o Brasil nos próximos anos, o novo Toyota Yaris já à venda na Ásia é um modelo que precisamos ficar de olho. Afinal, além de antecipar as novidades que veremos no sedã renovado para o nosso país, ele também terá elementos do SUV compacto da Toyota, já antecipado pelo Auto+. E por isso o Yaris Hybrid chama tanta atenção. 

De acordo com informações da HeadLightMag, o Toyota Yaris Hybrid terá um sistema híbrido mais simples que o usado em Corolla e Corolla Cross. Ao invés de combinar um motor aspirado a outros elétricos que funcionam em conjunto, ele terá um layout mais próximo ao que a Nissan e a Honda usam.

O motor novo motor 1.5 quatro cilindros, diferente do três cilindros que está em desenvolvimento para o Brasil, servirá apenas como gerador de energia para o sistema elétrico. Ele não será conectado às rodas em situação alguma – ao contrário dos Honda e:HEV que podem ser empurrados pelo motor a combustão em situações específicas.

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]
A função de movimentar o Yaris Hybrid será toda feita pelo motor elétrico. Ainda não foram descobertos dados de autonomia, potência de nenhum dos motores ou torque. O que se sabe é que esse sistema foi projetado pela Daihatsu e estará presente também em modelos menores das duas marcas japonesas.

É bastante provável que esse seja o conjunto usado no Toyota Yaris brasileiro e no futuro SUV compacto da marca a ser lançado nos próximos anos. Vale lembrar que recentemente o governador de São Paulo vazou planos da Toyota em que a marca planeja produzir mais um carro híbrido no nosso país nos próximos anos.

Toyota Yaris 2024 [divulgação]
Toyota Yaris 2024 [divulgação]

>>Toyota Grand Highlander é lançado com o Corolla Cross gigante

>>SW4 gigante: Toyota apresenta novo Sequoia com motor híbrido de 443 cv

>>Fiat, Toyota e Chevrolet foram as que mais faturaram em 2022