Nos últimos meses, a Toyota fez uma verdadeira salada com o Yaris. O modelo de baixo custo destinado a mercados do sudeste asiático e Brasil recebeu uma nova geração na carroceria sedã, enquanto o hatch foi reestilizado. Só que alguns mercados também receberam o sedã só com reestiilização. E como o Brasil fica nessa?
Gustavo Salinas, Diretor Comercial da Toyota América Latina e Caribe, antecipou com exclusividade ao Auto+ que o Toyota Yaris vai permanecer como está até a chegada da nova geração. A reestilização feita para o mercado asiátio não será aplicada aqui. Com isso, tanto o Yaris hatch, quanto o Yaris Sedã, permanecerão como estão até a nova geração chegar.
O executivo não afirmou quando isso acontecerá, mas a Toyota já registrou patentes do Yaris Sedã novo no Brasil. Além disso, o governador de São Paulo vazou planos da marca japonesa. Ele revelou que será produzido um novo modelo híbrido no estado, podendo ser o SUV compacto há tempos em desenvolvimento ou o novo Yaris.
Futuro eletrificado
Gustavo afirmou que “todo novo produto da Toyota para a região é pensado para ser híbrido”. Ou seja, é possível que o desenvolvimento do novo Yaris para o Brasil demore mais um pouco para a adequação do sistema híbrido para o modelo em uma ou mais versões. Uma versão hatch para esse novo Yaris ainda não foi desenvolvida e ele é crucial para cá.
No Brasil, sedã vendeu 15.783 unidades em 2022 contra 26.614 unidades do hatch no mesmo período, segundo dados da Fenabrave. Ou seja, o sucesso do Yaris no Brasil depende mais do hatch do que do sedã. Segundo informações da Headligh Mag, o hatch só será lançado em 2025, quando o sedã passar por sua primeira reestilização.
Isso se deve à reestilização da atual geração aplicada em alguns mercados, menor volume de vendas e maior custo de desenvolvimento de um hatch. Esses planos estão alinhados com o que Salinas afirmou, ao dizer que o Yaris brasileiro fica como está por mais um tempo. É bem provável que o novo sedã só seja lançado aqui junto do hatch lá para 2025.
>>Toyota Hilux GR-Sport fica musculosa e parte de R$ 367.390
>>Novo Toyota Yaris é lançado com frente e interior atualizados
>>GWM Haval H6 HEV só tem um obstáculo pela frente | Impressões