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Toyota Yaris: 1 estrela no Latin NCAP, mas pode não ser o brasileiro

Teste de impacto foi feito com o Toyota Yaris vendido na América Latina, o que pode significar ou não a versão brasileira

Toyota Yaris [Latin NCAP]
Toyota Yaris [Latin NCAP]

A nova rodada de testes do Latin NCAP, com critérios mais exigentes, colocou o Toyota Yaris contra a parede. Tanto no sentido literal, quanto no figurado. O compacto japonês, que não passará dessa geração no Brasil, obteve apenas uma estrela no teste de impacto. O problema é que, não necessariamente, trata-se do Yaris produzido no Brasil.

Para entender o caso é preciso lembrar que o Toyota Yaris comercializado aqui, na Argentina e na Colômbia, é produzido em Sorocaba, interior de São Paulo. Já o modelo vendido na Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Panamá vem importado diretamente da Tailândia. O Latin Ncap não esclareceu de onde veio o Yaris testado.

Notas do Yaris

Apesar do impasse, o Toyota Yaris testado pelo Latin NCAP recebeu apenas uma estrela seguindo os novos critérios de avaliação. Em 2019, relembrando, ele tinha recebido quatro estrelas. Segundo o órgão, a nota mais baixa se deve por conta do assoalho e habitáculo instáveis no teste de impacto frontal.

Além disso, a proteção para tórax e abdome no impacto lateral foi considerada apenas adequada. Outro problema foi que o Yaris nem passou pelo teste de impacto em poste por não contar com airbags laterais de série, o que já rebaixou sua nota. Não oferecer frenagem autônoma de emergência também o prejudicou.

Toyota Yaris [Latin NCAP]
Toyota Yaris [Latin NCAP]
O Latin NCAP ainda reprovou o aviso de não afivelamento dos cintos de segurança pois ele não detectou corretamente a presença de passageiros. Por outro lado, ele recebeu elogios para a proteção de cabeça e pescoço nos impactos frontais, além de ter boa proteção para o peito do passageiro.

Com isso, o Toyota Yaris obteve pontuação de 41% de proteção para motorista e passageiro dianteiro, 64% de proteção par acrianças, 62% de proteção para pedestres e 42% de nota para os auxílios eletrônicos.

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