Destaque

Toyota renova Camry e apresenta Corolla Cross grande

Enquanto o Camry foi reestilizado, inédito Crown Signia parece uma versão moderna e maior do Corolla Cross

Toyota Camry 2025 [divulgação
Toyota Camry 2025 [divulgação

De uma tacada só, a Toyota apresentou nos EUA dois novos e importantes modelos: o sedã grande Camry e o novo SUV grande Crown Signia. Os dois carregam a nova linguagem visual da marca japonesa, mas miram em segmentos diferentes. Enquanto o Camry pega uma categoria minguante, o Crown Signia é o próximo passo de um dono de Corolla Cross.

Camry

Provando que sedãs grandes ainda tem seu público, mesmo todo mundo agora aparentemente preferindo SUVs, o Toyota Camry foi pesadamente reestilizado. A marca chega a tratá-lo como nova geração, mas a plataforma é a mesma de antes, assim como as portas. É uma mudança visual forte, mas não uma nova geração.

A grande novidade, além do estilo, é que o Camry agora é só vendido com motor híbrido. O V6 saiu de linha e agora o 2.5 quatro cilindros aspirado é acompanhado de dois motores elétricos. Ao todo, são 228 cv na versão de tração dianteira ou 235 cv no modelo AWD, por conta do motor elétrico extra na traseira (totalizando três).

Toyota Camry 2025 [divulgação
Toyota Camry 2025 [divulgação

Esteticamente, ele traz dianteira parecida com a do Prius, onde os faróis ganham formato em C com uma invasão visual do capô entre eles. No Camry, contudo, há projetores nas áreas mais externas como referência ao modelo antigo. A grade frontal pode ser filetada ou estilo colmeia a depender da versão.

Atrás ele recebe lanternas com desenho em C e nome Camry estampado bem ao centro. Já a cabine é totalmente nova. Elementos mais quadrados dominam, com muitas sessões de couro e partes macias. A saída de ar do passageiro se abre ao centro para abrigar a central multimídia, enquanto o novo painel é totalmente digital.

Toyota Camry 2025 [divulgação
Toyota Camry 2025 [divulgação

Crown Signia

Se os sedãs não são sua pegada, a Toyota tem o novo Crown Signia como mais um membro da família da coroa. O modelo tem jeito de Corolla Cross grande, contando com 4,93 m de comprimento (53 cm a mais que o SUV do Corolla), 1,88 m de largura (6 cm mais largo) e 1,62 m de altura (altura idêntica).

Toyota Crown Signia [divulgação
Toyota Crown Signia [divulgação

Tal qual o SUV médio vendido no Brasil, o Crown Signia conta com motorização híbrida. Trata-se do mesmo conjunto do Camry: o 2.5 quatro cilindros aspirado, mas com 246 cv e tração somente com tração nas quatro rodas. A transmissão é do tipo CVT com um pequeno motor elétrico associado a ela. 

Visualmente, o modelo parece um Corolla Cross esticado, mas com frente de Prius. Assim como no Camry, ele tem faróis em C totalmente feitos por LEDs. Contudo, o projetor fica no para-choque. A grade frontal é mais discreta, com parte intermediária fechada. A linha de vidros e o friso que conecta as janelas laterais ao vidro traseiro é igual ao do SUV brasileiro.

Toyota Crown Signia [divulgação
Toyota Crown Signia [divulgação

Já na traseira temos lanternas conectadas mas, de novo, com estilo praticamente idêntico ao do Corolla Cross – salvo o fato de serem mais finas. Sendo parte da família Crown, era esperado que o interior fosse bem refinado. Há doses expressivas de couro no painel e nas portas, além de materiais mais refinados.

Estilo moderno traz uma espécie de casulo para o passageiro, o separando do motorista pelo console alto. Já a saída de ar do passageiro tem o mesmo desenho dos faróis. O volante é o mesmo do Camry, enquanto o painel de instrumentos digital e a central multimídia são substancialmente maiores do que os presentes no sedã grande. 

Toyota Crown Signia [divulgação
Toyota Crown Signia [divulgação

Se Crown Signia fosse vendido no Brasil, faria sucesso? E o Camry: renovado assim, venderia mais? Conte nos comentários

.

>>Peugeot Expert 2025 ganha visual inspirado no novo 2008

>>Fiat Mobi Like é o carro mais vendido do Brasil 

>>Citroën C3 Aircross 2024 terá motor turbo da Fiat