O futuro da variante de baixo custo do Toyota Yaris está cada vez mais complicado. No Brasil ele não terá uma segunda geração. Será preciso segurar as pontas por mais alguns anos somente com a reestilização que receberá no ano que vem, como antecipado com exclusividade pelo Auto+. Mas lá na Índia ele já encontrou a aposentadoria.
Lançado em 2018 junto do Brasil, o Toyota Yaris na Índia era vendido somente com carroceria sedã. Mas não vingou. Ele teve cerca de 20 mil unidades vendidas entre abril de 2018, quando foi lançado, e agosto de 2021. Enquanto isso no Brasil, foram mais de 163 mil Yaris emplacados desde então.
Grande parte da culpa do Yaris ter vendido mal na Índia se da por conta de seu preço e posicionamento na linha. O modelo ficou caro demais frente aos seus rivais e não oferecia o mesmo nível de tecnologia ou refinamento. Como está desde 2018 sem atualização, o volume mensal diminuiu a bastante nos últimos tempos.
Em virtude disso, o Yaris saiu de linha na Índia, mas tem um substituto já pronto. Como a Toyota tem feito ultimamente, ela pegará um modelo da Suzuki e venderá como se fosse seu por lá. O modelo será o sedã compacto Ciaz, que era concorrente do Yaris. Ele receberá logotipos Toyota e o novo nome Belta.
Além disso, a Índia também poderá receber o SUV compacto emergente que a Toyota tem em desenvolvimento aqui no Brasil. O modelo, antecipado pelo Auto+ com exclusividade, não será o Yaris Cross e nem mesmo o japonês Raize. A Toyota prepara um novo modelo com base Daihatsu destinado a mercados emergentes para ficar abaixo do Corolla Cross.
>>Exclusivo: Daihatsu não volta, mas oferecerá base para SUV compacto
>>Toyota Tundra é resposta japonesa à RAM 1500 sem influências da Hilux
>>Exclusivo: Yaris reestilizado em 2022, Corolla Cross GR vem em março