Durante o evento de lançamento de uma nova versão da Toyota Hilux, um engenheiro da montadora japonesa revelou informações importantes sobre a picape. De acordo com ele, a nova geração chegará em 2026 e terá uma motorização híbrida. Ou já, descartando a possibilidade de um sistema elétrico leve de 48V.
A Toyota lançou há pouco mais de uma semana, a nova versão esportiva (e off-road) para sua picape média. No evento de lançamento da Hilux GR-Sport na Argentina, onde o modelo é fabricado e exportado para o Brasil, o engenheiro Javier Luzzi falou sobre a próxima geração da caminhonete.
Segundo informações obtidas pelos parceiros do Auto Esporte, Luzzi disse em uma conversa com a publicação que a nova geração da Hilux será lançada em 2026. Além disso, também comentou que um conjunto mecânico eletrificado fará parte da gama de versões da picape.
Toyota Hilux Híbrida
De acordo com a conversa realizada pelo Auto Esporte, a Toyota ainda está estudando como será essa união do tradicional motor turbodiesel com um sistema eletrificado. Contudo, a opção do sistema híbrido-leve de 48V já foi descartada pela montadora japonesa.
Javier declarou: “Sairia muito caro para um pequeno ganho de eficiência energética”. Isso porque o conjunto híbrido-leve é realmente bem mais simples do que o híbrido convencional. Prova disso é que ele serve apenas para auxiliar o motor a combustão nos números de desempenho e consumo de combustível, sem poder tracionar diretamente o veículo.
Precisamos levar em conta que essa opção mais simples já foi descartada e que um sistema híbrido plug-in (que vai conectado na tomada para recarga das baterias) seria um pouco antiquado em um modelo voltado ao off-road e ao trabalho pesado.
Sendo assim, provavelmente o sistema utilizado será o híbrido convencional. Nele, as baterias são recarregadas através do próprio motor a combustão e pela energia que seria desperdiçada nas frenagens.
Motor turbodiesel
Logicamente o modelo não abandonará o motor turbodiesel, o que seria um grande erro para uma picape média vendida no Brasil. Vale ressaltar que atualmente a Hilux dispõe de um propulsor 2.8 turbodiesel que rende até 204 cv e 51 kgfm. Também é bom lembrar que a configuração mais esportiva GR-Sport entrega 224 cv e 55 kgfm. Há grandes chances de que a motorização principal continue a mesma.
Novo visual
Ao que tudo indica o novo design da Toyota Hilux será inspirado na Tacoma, irmã americana que utiliza a mesma plataforma. Ela receberá uma nova geração em breve, com lançamento programado ainda em 2023. “Em setembro ou outubro já começamos a preparar o desenho final (da Hilux) e consultar os fornecedores”, informou Luzzi. Recentes patentes vazadas mostram como deve ser a linha de design da Toyota Tacoma.
>> Toyota Hilux GR-Sport dá adeus ao apelido Capotalux | Impressões
>> GWM prepara SUV da Haval com porte de Toyota Hilux
>> Quais as caminhonetes médias mais caras do Brasil além da Hilux GR-Sport?