Destaque

Nova geração da Toyota Hilux terá versão híbrida e chega em 2026

Engenheiro da marca revelou que a nova Toyota Hilux terá motorização híbrida na próxima geração, que será lançada em 2026

Toyota Hilux GR-Sport [divulgação]
Toyota Hilux GR-Sport [divulgação]

Durante o evento de lançamento de uma nova versão da Toyota Hilux, um engenheiro da montadora japonesa revelou informações importantes sobre a picape. De acordo com ele, a nova geração chegará em 2026 e terá uma motorização híbrida. Ou já, descartando a possibilidade de um sistema elétrico leve de 48V.

A Toyota lançou há pouco mais de uma semana, a nova versão esportiva (e off-road) para sua picape média. No evento de lançamento da Hilux GR-Sport na Argentina, onde o modelo é fabricado e exportado para o Brasil, o engenheiro Javier Luzzi falou sobre a próxima geração da caminhonete.

Segundo informações obtidas pelos parceiros do Auto Esporte, Luzzi disse em uma conversa com a publicação que a nova geração da Hilux será lançada em 2026. Além disso, também comentou que um conjunto mecânico eletrificado fará parte da gama de versões da picape.

Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]

Toyota Hilux Híbrida

De acordo com a conversa realizada pelo Auto Esporte, a Toyota ainda está estudando como será essa união do tradicional motor turbodiesel com um sistema eletrificado. Contudo, a opção do sistema híbrido-leve de 48V já foi descartada pela montadora japonesa.

Javier declarou: “Sairia muito caro para um pequeno ganho de eficiência energética”. Isso porque o conjunto híbrido-leve é realmente bem mais simples do que o híbrido convencional. Prova disso é que ele serve apenas para auxiliar o motor a combustão nos números de desempenho e consumo de combustível, sem poder tracionar diretamente o veículo.

Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Precisamos levar em conta que essa opção mais simples já foi descartada e que um sistema híbrido plug-in (que vai conectado na tomada para recarga das baterias) seria um pouco antiquado em um modelo voltado ao off-road e ao trabalho pesado.

Sendo assim, provavelmente o sistema utilizado será o híbrido convencional. Nele, as baterias são recarregadas através do próprio motor a combustão e pela energia que seria desperdiçada nas frenagens.

Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]

Motor turbodiesel

Logicamente o modelo não abandonará o motor turbodiesel, o que seria um grande erro para uma picape média vendida no Brasil. Vale ressaltar que atualmente a Hilux dispõe de um propulsor 2.8 turbodiesel que rende até 204 cv e 51 kgfm. Também é bom lembrar que a configuração mais esportiva GR-Sport entrega 224 cv e 55 kgfm. Há grandes chances de que a motorização principal continue a mesma.

Novo visual

Ao que tudo indica o novo design da Toyota Hilux será inspirado na Tacoma, irmã americana que utiliza a mesma plataforma. Ela receberá uma nova geração em breve, com lançamento programado ainda em 2023. “Em setembro ou outubro já começamos a preparar o desenho final (da Hilux) e consultar os fornecedores”, informou Luzzi. Recentes patentes vazadas mostram como deve ser a linha de design da Toyota Tacoma.

>> Toyota Hilux GR-Sport dá adeus ao apelido Capotalux | Impressões

>> GWM prepara SUV da Haval com porte de Toyota Hilux

>> Quais as caminhonetes médias mais caras do Brasil além da Hilux GR-Sport?