Destaque

Toyota afirma que Hilux oferecida no Brasil não tem motor fraudado

Para deixar tudo esclarecido com o público brasileiro após a polêmica dos motores a diesel, a Toyota emitiu uma nota sobre a Hilux vendida aqui

Toyota afirma que Hilux oferecida no Brasil não tem motor fraudado

Logo após toda a repercussão acerca da polêmica sobre os motores a diesel fraudados, a Toyota emitiu um comunicado explicando a situação da Hilux no Brasil. A marca japonesa assegurou que a caminhonete média oferecida em todo o território brasileiro não vem equipada com os propulsores modificados.

O que aconteceu é que a fabricante japonesa revelou que o setor Toyota Industries Corporation havia modificado os valores dos testes de potência e torque dos motores a diesel. Essa modificação aconteceu com o objetivo de apresentar dados com menos variação. Para evitar maiores problemas, a marca paralisou momentaneamente as vendas de 10 modelos e a Hilux estava no meio.

Só que, tanto a Toyota Hilux quando seu SUV SW4, são produzidos na planta de Zárate, na Argentina e vendidos no Brasil. Desse modo, a montadora afirmou que ambos modelos não possuem o motor fraudado debaixo do capô. A marca ainda fez questão de esclarecer que estes números modificados nos testes não comprometem as emissões e nem a segurança dos demais modelos afetados. Os outros carros que sofreram com essa polêmica foram o Hiace, Land Cruiser, Land Cruiser Prado, Granace e outros.

Toyota SW4 SRX Platinum [ divulgação]
Toyota SW4 SRX Platinum [ divulgação]

Toyota pediu desculpas

A grande maioria dos carros que contam com o motor a diesel modificado não é produzido e nem oferecido no Brasil. Mas, como o nome da Hilux estava no meio de toda a polêmica, a marca preferiu esclarecer todos os pontos necessários para tranquilizar o público.

Após toda a história circular na mídia, o Ministério da Indústria e dos Transportes do Japão afirmou que fará severas inspeções no setor de produção dos motores da Toyota. Tudo afim de cuidar de perto da fiscalização e segurança dos testes. O problema foi tão amplo, que até o motor de empilhadeiras esteve entre os afetados. Por sorte, agora tudo está esclarecido e a Toyota segue oferecendo normalmente a Hilux e o SW4 para o público brasileiro.

Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]
Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]
Confira o comunicado da Toyota na íntegra: “A Toyota Industries Corporation, uma afiliada da Toyota Motor Company, anunciou em 29 de janeiro de 2024 que foram encontradas irregularidades nos testes de certificação de potência (cavalos) aplicáveis a determinados países em três modelos de motores Toyota. Entretanto, esse problema não afeta nenhum veículo comercializado no Brasil. Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo.

Esse problema está relacionado a irregularidades no processo de certificação com base em requisitos locais em determinados países, mas não tem nenhum impacto sobre a potência real, o torque ou outros valores relacionados ao trem de força do veículo. Além disso, essas irregularidades não comprometem as emissões ou a segurança dos veículos. Gostaríamos de assegurar aos nossos clientes que seus veículos não foram afetados por essas irregularidades. No entanto, pedimos desculpas por qualquer confusão ou preocupação que esse problema possa ter causado.”

Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]
Toyota Hilux SRX Plus [divulgação]
O que você achou desta polêmica da marca japonesa? Conte nos comentários

>>Jeep revela seu novo SUV totalmente elétrico

>>Volkswagen afirma que volta do Gol é fake news

>>Volkswagen Virtus Exclusive vs. Honda City Touring | Comparativo