A tendência de carros elétricos e híbridos ganha novos integrantes ao longo dos dias, mas a Toyota foi mais longe do seu sonho do carro a hidrogênio. Prova disso, é que o Mirai, modelo a hidrogênio da Toyota, não teve número expressivo de vendas e isso preocupa os executivos da fabricante japonesa.
Um dos principais problemas para a falta de sucesso do Mirai é que faltam postos de reabastecimento de hidrogênio nos estados norte-americanos. Vale dizer que o único lugar nos Estados Unidos que possui toda essa infraestrutura é o estado da Califórnia, o qual detém apenas 57 postos espalhados pelo seu território.
Por mais que o Toyota Mirai de segunda geração não tenha o sucesso esperado pela montadora, é notável o seu crescimento no número de vendas. Ao longo dos 12 meses de 2022, o sedã acumulou 2.094 unidades vendidas e entre os nove primeiros meses de 2023, o Mirai já atingiu a marca de 2.604 vendas oficializadas.
Mirai não será o único carro da marca movido a hidrogênio
Durante o Japan Mobility Show, Hiroki Nakajima, chefe técnico da Toyota, afirmou que por mais que o sedã não tido o êxito esperado, a marca tentou. Além disso, ele falou sobre as dificuldades de implantar diversos postos de reabastecimento de hidrogênio pelos Estados Unidos. Por fim, Hiroki contou que os caminhões de médio porte são a área mais importante para as montadoras avançarem no quesito de propulsores movidos a hidrogênio.
Por mais que o Toyota Mirai não seja um carro que vende como água, a marca não desistirá dos carros de passeios movidos a hidrogênio. A montadora já está desenvolvendo projetos para reduzir o tamanho dos componentes dos motores desses veículos e Nakajima revelou que pode surgir um mercado de caminhonetes movidas a hidrogênio. Contudo, foi contundente ao afirmar não haver nenhum projeto sobre este último tópico.
O foco da fabricante daqui para a frente será continuar com as pesquisas e investimentos na área de carros híbridos movidos a hidrogênio. Contudo, existem projetos de automóveis com propulsor a combustão interna e movidos à substância derivada da água.
Um exemplo é o Toyota GR Corolla que está este ano em testes no Japão. Ele possui um motor 1.6 turbo de três cilindros, é movido ao hidrogênio e tem ainda quatro tanques de combustível feitos de fibra de carbono. Esse novo propulsor pode funcionar com hidrogênio gasoso e há ainda um outro dele, só que movido com hidrogênio líquido.
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