![Toyota Rússia Camry [divulgação] Toyota Rússia Camry [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/09/toyota_camry_xle_awd_3_edited-990x556.jpg)
Depois da Renault entregar a Lada para o governo da Rússia por centavos e fecha fábrica no país, chega a vez da Toyota fazer o mesmo. A linha de produção da marca japonesa em São Petesburgo fechou definitivamente depois de ficar seis meses parada.
A interrupção das atividades da fábrica da Toyota na Rússia aconteceu em 4 de março por conta de falta de suprimentos e materiais. Tanto causado pela crise de semicondutores, quanto pela falta de abastecimento de materiais industriais na Rússia por conta da guerra. A planta fechou em março e não reabriu, para agora fechar de vez.
A unidade era responsável pela produção de RAV4 e Camry, especialmente para o mercado local. “A decisão para encerrar terminantemente a produção de carros da Toyota na Rússia não foi fácil”, afirma a marca em comunicado. ”Porém, depois de seis meses, não foi possível voltar às atividades normais e não vemos indicações de que poderemos voltar no futuro”.
“Gostaríamos de agradecer aos nossos empregados pelo trabalho duro e lealdade. Em reconhecimento ao valoroso trabalho e contribuição, oferecemos assistência para recontratação, treinamento e bem-estar, incluindo suporte financeiro para questões legais”, diz a Toyota em comunicado oficial.

Linha Toyota Rússia
Vale lembrar que na Rússia a Toyota vendia as versões nacionais de Camry e RAV4, que passarão a ser importados como o restante da gama. A marca conta lá com importados Corolla sedã, Highlander, SW4 (vendido como Fotuner), Land Cruiser 300, Land Cruiser Prado, Hilux, Alphard e HiAce. Eles seguem todos em linha mesmo com o fechamento da fábrica.
Já a Lexus, que nunca produziu carros na Rússia, segue com sua linha de modelos inalterada. Por lá são comercializados os SUVs UX, NX, RX, RX L, GX e LX. Há ainda a linha de passeio constituída pelos sedãs LS e EX, além do cupê LC. Vale ressaltar que as vendas de carros na Rússia caíram 60% em um ano, mas em julho retraíram mais 75%.
>>Fiat Toro da Toyota? Mini Hilux pode se chamar Stout
>>Novo SUV compacto da Toyota tem desenho vazado
>>Toyota Hilux com motor V12 e 1.000 cv humilha muita Ferrari