Em julho do ano passado a Toyota revelou a décima sexta geração do Crown, seu sedã de luxo. Ele já está à venda no mercado automotivo dos Estados Unidos, mas em uma carroceria que mistura sedã com pinta de SUV. Na ocasião a marca também aproveitou para mostrar o Crown em versão SUV e até mesmo uma espécie de perua aventureira, seguindo o que já foi a Fiat Weekend Adventure. Agora esses modelos tiveram seus interiores revelados, bem como algumas especificações técnicas e a previsão de lançamento.
Toyota Crown Crossover
Vamos começar pelo SUV com pegada de sedã (ou sedã com jeito de SUV), que já é vendido nos Estados Unidos. Ele foi o primeiro modelo dessa linha Crown a chegar definitivamente ao mercado. Antes exclusivo do Japão, onde disputava mercado com o BMW Série 7 e o Mercedes-Benz Classe S, agora ele se torna global e será ofertado em mais de 40 países.
O modelo chama atenção por ter quase tudo de um sedã, mas contando com um vão livre um pouco maior, como de um SUV. Há até mesmo caixas de rodas pronunciadas com elementos em plástico preto. Com isso o Crown Crossover pode até lembrar o Renault Logan CVT, mas com um design pensado para isso e sem ficar bizarro.
O sedã/crossover de luxo traz duas opções de motorização. A primeira contempla um propulsor 2.5 aspirado de quatro cilindros. Ele está aliado a dois motores elétricos, além de uma transmissão automática do tipo CVT e a tração AWD.
Assim ele consegue entregar até 239 cv quando combina os três motores. Pesando quase duas toneladas (1.928 kg), ele acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 7,6 segundos. A configuração mais cara, Platinum, traz um motor 2.4 turbo, um motor elétrico na dianteira e outro na traseira conectado diretamente ao eixo de trás.
Nesse caso a transmissão CVT é trocada por uma automática de 6 velocidades. Com esse conjunto mecânico o Crown consegue alcançar 345 cv e 55,3 kgfm. Trazendo números que com certeza são muito mais empolgantes, o crossover acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5,7 segundos.
Crown SUV
A versão SUV do Crown tem um estilo bem harmônico e até mesmo destoa de outros modelos já conhecidos da montadora japonesa. Ainda apresentado como protótipo, ele utilizará motorização híbrida convencional ou híbrida plug-in, esta que também deve chegar ao crossover. Segundo as informações oficiais reveladas, o comprimento do SUV é de 4,71 m, com largura de 1,88 m e altura de 1,56 m.
No visual interno destaca-se a coloração vermelha na maior parte do acabamento. O painel traz uma central multimídia que se integra à moldura do painel de instrumentos, mas este fica mais baixo. As saídas de ar trazem detalhes em bronze que seguem toda a extensão do painel.
Enquanto isso o console central é bem semelhante ao do Crown Crossover, com uma pequena manopla de transmissão e dois grandes porta-copos, além do freio de estacionamento eletrônico. A previsão de lançamento, de acordo com a marca, no híbrido fica para o outono de 2023 no Japão (de setembro a novembro). Já o híbrido plug-in é programado para o inverno de 2023 (entre dezembro e março).
Toyota Crown Perua
Essa também é uma configuração bem diferente da linha Crown. Chamada de Wagon (perua, em inglês), ela também mistura seus elementos com um SUV. A grande diferença no interior fica por conta do acabamento em um bege amarronzado. Já o design é praticamente idêntico por dentro.
Assim como o SUV, a perua também terá uma opção híbrida convencional e outra híbrida plug-in. Contudo, ambas chegam em 2024, e infelizmente as especificações de motorização ainda não foram confirmadas pela montadora japonesa para nenhum dos próximos modelos.
No quesito dimensões, ela conta com 4,93 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,62 m de altura. Também chama atenção o espaço disponível com os bancos traseiros rebatidos, que fornecem uma grande capacidade de carga no modelo.
Crown Sedã
Por último, mas não menos importante, há o real sedã. Apesar de não trazer tons mais chamativos como nos outros integrantes da linha Crown, a versão sedã também é luxuosa, com acabamentos que aparentemente imitam madeira. Na dianteira a linha de design do painel e o console central também são basicamente iguais. Há ainda iluminação ambiente.
Uma motorização híbrida convencional também estará presente nessa carroceria, mas ela ganha maior destaque por ser a única da gama Crown que contemplará um sistema movido a hidrogênio, assim como o Mirai. Já no tamanho ele tem 5,03 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,47 m de altura. O lançamento fica também para o outono de 2023 (setembro a novembro).
>> Orgulho da Fiat, Toro já alcançou 400 mil unidades feitas no Brasil