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Toyota Corolla Cross pede atualização, mas por que vende tanto?

O Toyota Corolla Cross está perto de completar 3 anos e até agora não ganhou nenhuma atualização importante. Mas então por que vende tanto?

[Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Baseado no Corolla sedã, o Toyota Corolla Cross foi lançado no mercado brasileiro no início de março de 2021. Perto de completar 3 anos em nosso país, o SUV médio ainda não recebeu praticamente nenhuma atualização. Mesmo estando um pouco cansado, ele ainda tem vendas bem expressivas, e hoje vamos analisar qual o motivo disso.

Todos nós sabemos que o Corolla é um dos carros mais vendidos do mundo todo, e claro que esse seu sucesso também é visto aqui no Brasil. Mesmo com a alta dos SUVs e a queda dos sedãs, o modelo continua vendendo muito bem. Em uma estratégia inteligente, em 2021 a Toyota decidiu lançar o Corolla Cross, que nada mais é que uma versão ligeiramente mais alta (vão livre em relação ao solo) e com carroceria de SUV.

Custo-benefício muito pior

Como quase tudo que faz sucesso, os SUVs costumam ser mais caros que os modelos de carrocerias como hatchback ou sedã. Isso também acontece com o Corolla e o Corolla Cross. Apesar de ser inferior em diversos quesitos, ele custa em média, R$ 15.000 a mais que o modelo sedã.

O motivo disso é claro: popularidade. Não é segredo para ninguém que os SUVs viraram moda no mundo todo, e até possuem motivos para tanto. Porém, muitos consumidores brasileiros escolhem pagar mais por um carro inferior, somente por conta do visual mais imponente e com a sensação de mais refinamento.

No Corolla sedã a suspensão traseira é independente do tipo multilink, enquanto o Corolla Cross utiliza o tradicional eixo de torção, que é menos confortável. Quando falamos de acabamento, o SUV também é menos primoroso, com menos detalhes cuidadosos.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

A altura em relação ao solo, que deveria ser muito maior no SUV médio, tem uma diferença de apenas 1,3 cm em relação ao sedã. Como se não bastasse, o entre-eixos de 2,64 m é 6 cm menor que o do Corolla (2,70 m), ocasionando em menos espaço interno.

Por conta do design da carroceria mais alto, indiscutivelmente o espaço para a cabeça é melhor no Corolla Cross. Porém, o porta-malas também fica devendo. São 470 litros no sedã e 440 litros no SUV (diferença de 30L). Até mesmo o tanque de combustível é menor, o que resulta em menos autonomia.

Nas versões híbridas o Corolla Cross possui capacidade para 36L de combustível, enquanto o Corolla tem 43L (7L a mais). Essa diferença fica menor nas versões totalmente a combustão (47L contra 50L), mas ainda com vantagem de 3L para o sedã médio.

Conjunto mecânico

Em ambos os modelos o conjunto mecânico é basicamente o mesmo. Nas versões mais básicas, utiliza-se o motor 2.0 aspirado Dynamic Force. Ele rende até 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina. Já o torque é de 21,4 kgfm com ambos os combustíveis.

Neste caso a única diferença é que o Corolla 2024 ficou mais econômico e perdeu potência, entregando no máximo 175 cv e 21,3 kgfm (E). A transmissão é CVT e simula 10 marchas. Já nas versões híbridas, ambos possuem um motor 1.8 flex aspirado de 101 cv com etanol e 98 cv com gasolina.

Seu torque é de 14,5 kgfm (E/G). Esse propulsor está associado a dois motores elétricos que juntos possuem 72 cv e 16,6 kgfm. Na potência combinada temos 122 cv, mas o torque conjunto não é informado. A transmissão utilizada simula um câmbio CVT de relações infinitas.

Toyota Corolla Cross XRE [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRE [Auto+ / João Brigato]

Sucesso de vendas

Fato é que o Toyota Corolla Cross não é o SUV médio mais vendido do Brasil, mas consegue ser o segundo. De acordo com a Fenabrave, o primeiro lugar é do Jeep Compass, que vendeu 55.171 unidades entre janeiro e novembro de 2023. O Toyota tem 37.681 emplacamentos.

Apesar de ser uma diferença bem expressiva, o Corolla Cross está muito distante do terceiro colocado, que é o Volkswagen Taos. Nesse mesmo período ele teve somente 14.225 unidades emplacadas. Assim podemos considerar que o Toyota Corolla Cross tem seu sucesso, principalmente quando notamos que o sedã vende somente um pouco a mais (38.876 unidades).

Por que vende tão bem?

A razão, na verdade é bem simples. O primeiro ponto que justifica o sucesso do Corolla Cross é a grande fama de muita durabilidade e confiabilidade que a Toyota possui. Além do mais, muitos donos do Corolla veem no Corolla Cross um próximo passo, com uma sensação de evolução por estar trocando um sedã em um SUV.

Além do mais, o modelo aqui citado está longe de ser um carro ruim. O que acontece é que ele não faz muito sentido se comparado ao seu próprio irmão, já que é inferior em todos os quesitos e até R$ 18.800 mais caro. Dentro da categoria de SUVs médios, ele se destaca pela motorização híbrida.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Não há como negar que o conjunto Hybrid do Corolla Cross é muito bom e econômico, apesar de ficar devendo melhor desempenho. Ele é praticamente o único híbrido do segmento, mas se colocarmos na jogada o GWM Haval H6 e o BYD Song Plus, a história já é diferente.

Os concorrentes

O Haval H6 tem um preço inicial (R$ 214.000) bem próximo na versão híbrida convencional, sistema igual ao do Toyota. Nesse caso o porte é muito maior, assim como o refinamento e o acabamento, que também são superiores no Great Wall Motors.

Quando falamos do Song Plus, seu preço é um pouco mais alto, mas há um grande diferencial. Atualmente ele custa R$ 229.800, e embora um pouco mais caro, tem tecnologia híbrida plug-in. Isso quer dizer que ele pode ser conectado na tomada para recarga da bateria. Dessa forma ele consegue números de consumo extraordinários.

Ele também é melhor que o Corolla Cross em quesitos como acabamento, espaço interno, porte, desempenho e lista de equipamentos. Porém, tanto o BYD quanto o GWM ainda são de duas marcas recém-chegadas ao Brasil. Isso significa que não possuem, nem de longe, a confiabilidade que a Toyota entrega, tampouco a mesma quantidade de concessionárias.

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid [divulgação]

Você acha que o Toyota Corolla Cross merece seu sucesso? Conte nos comentários.

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