Depois de soltar a informação de que o Yaris Cross será fabricado no Brasil no final de 2024, o Sindicado dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região acabou com um segredo global da Toyota. Há tempos existem rumores sobre a mini Hilux rival da Fiat Toro a ser lançada globalmente e que seria derivada do Corolla. E agora ela é real.
Segundo a reportagem da AutoData, o sindicato confirmou que uma caminhonete híbrida derivada da próxima geração do Corolla será produzida na fábrica no interior de São Paulo. Isso porque a planta já foi modernizada e poderia até produzir o próximo Corolla ou até a Hilux. Vale lembrar que o Yaris Cross será feito por lá.
Com isso, a planta de Indaiatuba deverá se manter somente com o Corolla por mais alguns anos. Afinal, a produção do Yaris Cross começa agora em 2024, enquanto a nova caminhonete do Corolla está programada para 2027. Nesse meio do caminho, a Toyota ainda deve lançar um novo Yaris, mudar a geração do Corolla e reestilizar o Corolla Cross.
Espírito de Hilux, plataforma de Corolla
A caminhonete será construída sobre a plataforma TNGA-C em versão melhorada que já está no novo Prius e servirá ao próximo Corolla. Ela terá porte intermediário rivalizando diretamente com a Fiat Toro no Brasil e com a Ford Maverick em escala global. O conceito que ilustra a reportagem servirá de base para o visual da mini Hilux.
É pouco provável que ela use o motor 1.8 flex atualmente empregado em Corolla e Corolla Cross. Com 122 cv, ele é bem fraco para uma caminhonete. Contudo, a mini Hilux terá acesso ao novo 2.0 híbrido de 199 cv presente no Prius ou a versão aprimorada de 140 cv do 1.8 atualmente usado no Brasil.
Acha que a mini Hilux / Corolla caminhonete vai fazer sucesso? Conte nos comentários.
>>Antes e depois: Toyota Corolla Cross | o que mudou no visual?