Destaque

Toyota apresenta a nova geração do Yaris que não teremos no Brasil

Apresentado na Tailândia, nova geração do Toyota Yaris Sedan é revelada como Yaris Ativ e, de acordo com nossas apurações, não virá ao Brasil

Yaris

Faz alguns anos que existem duas vertentes do Toyota Yaris no mundo. A primeira delas é a geração global, vendida em mercados como a Europa e Japão. A segunda vertente é o compacto desenvolvimento para mercados emergentes. O uso do nome Yaris, até há pouco tempo, teria uma terceira variação com um rebadge do Mazda2, mas esse, morreu. Na Tailândia, a Toyota já tinha antecipado a nova geração do Yaris emergente, chamado de Yaris Ativ por lá, por algumas imagens teaser.

Yaris
Toyota: Divulgação

Revelado hoje (9), o novo Yaris Ativ aparece primeiro na carroceria sedã e adota a nova linguagem visual da nipônica. A dianteira conta com uma inspiração no Corolla, com faróis retangulares com LED e conectados por um friso que também leva ao logotipo da marca. Há ainda uma grande entrada de ar com barras horizontais no para-choque dianteiro e com um acabamento aos extremos, com pequenas entradas de ar verticais. Nas laterais, o desenho do novo Yaris ganha linhas mais atuais e com caimento de teto mais suave, enquanto as janelas possuem um friso cromado que percorre toda a parte inferior dos vidros.

Toyota Yaris
Toyota: Divulgação

De traseira, o sedã compacto traz lanternas retangulares e horizontais, que continuam a invadir a tampa do porta-malas, e tem iluminação em LED. Assim como nos faróis, uma barra preta conecta as lanternas, com espaço para a placa na tampa. O interior fica bem mais moderno, com um painel que traz volante multifuncional e um quadro de instrumentos com tela digital TFT de 7 polegadas. A central multimídia passa a ter tela flutuante de 9 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Com linhas mais horizontais, o painel ainda possui inserções de couro vermelho, assim como nos painéis das portas e os bancos com o mesmo estofado. A Toyota ainda destaca o acabamento com soft-touch no painel.

 

 

Na mecânica, a japonesa confirmou apenas o motor 1.2 16v VVT-i a gasolina que desenvolve 95 cv e 11,2 kgfm, associado a um câmbio automático CVT. Ele terá três modos de condução: Eco, Normal e Sport. No Eco, o consumo pode chegar a 23,3 km/l. Rumores indicam que, em 2023, o Yaris tailandês vai ganhar uma opção de motor 1.5 híbrida. De série, o destaque fica para o pacote Toyota Safety Sense, que adiciona sistema de pré-colisão, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal e outros. Na Tailândia, ele será vendido nas versões Sport, Smart, Premium e Premium Luxury, com preços que variam de 539.000 a 689.000 baths tailandeses, algo entre R$ 78.200 a R$ 99.900 em conversão direta.

 

O Yaris que não vem

Desde maio já estávamos noticiando que a nova geração do Yaris não vem ao Brasil. De acordo com fontes ligadas ao Auto+, a dupla Yaris (Hatch/Sedan) vai sair de linha e será substituído por um SUV compacto desenvolvido a partir da plataforma modular DNGA, versão simplificada da TNGA. Ele será produzido em Sorocaba (SP), ao lado do Corolla Cross.

 

VW Polo 2023 vai ter farol de Taos e LED em todas as versões

Fim da linha: Suzuki Jimny se despede depois de 23 anos

VW Nivus vai virar carro de corrida em campeonato tipo Stock Car