Logo após anunciar um investimento de R$ 11 bilhões em terras tropicais, a Toyota também revelou seus próximos passos. Um deles é que a planta fabril localizada no interior de São Paulo e que produz o Corolla será fechada em breve. Já a outra novidade envolve o SUV compacto Yaris Cross e que ele só será produzido a partir de 2025, ou seja, ele foi adiado para mais para frente.
A fábrica de Indaiatuba, no interior de São Paulo, produz o sedã médio desde 1998 e a marca japonesa irá fechá-la. Toda a produção do Corolla passará a ser centrada em Sorocaba, também no interior paulista. Junto com o anúncio do investimento bilionário, a montadora finalmente deu uma data de previsão para início da produção do SUV compacto rival do Honda HR-V, Jeep Renegade e companhia. Agora, o Yaris Cross só será produzido no Brasil a partir de 2025.
Por enquanto, a Toyota vai investir até 2026 mais de R$ 5 bilhões. Segundo apuração da equipe do portal Autoesporte, o produto compacto híbrido flex que a fabricante reforça que terá início de produção somente no próximo ano, se trata do Yaris Cross. Internamente, o modelo possui o codinome de D90B e já teve protótipo flagrado em testes pelas ruas brasileiras. Todo esse atraso não se trata de um grande adiamento, já que a produção do SUV compacto estava prevista para se iniciar no final deste ano.
Escândalo pode ter ditado os rumos
O Yaris Cross contará com a arquitetura DNGA, ela é uma simplificação da plataforma TNGA dos irmãos médios Corolla e Corolla Cross. Esse novo SUV será produzido em Sorocaba, vai ter motorização 1.5 flex movido a combustão e também o conjunto 1.5 flex híbrido. Esses motores serão uma atualização no atual propulsor da linha tanto hatch quanto sedã Yaris. Ele também terá o câmbio automático do tipo CVT nas versões a combustão.
Por sua vez, os Toyota Yaris Cross híbridos flex devem vir equipados com câmbio com tecnologia transeixo, como os Corolla e Corolla Cross híbridos. Seu conjunto híbrido terá nacionalização e será produzido em Porto Feliz, também no interior de São Paulo. Uma das possíveis razões para o adiamento do início da sua produção é que a Daihatsu, subsidiária asiática da marca japonesa, esteve no olho do furacão recentemente pelo escândalo nos testes de segurança do SUV compacto e é ela quem cuida do projeto global deste modelo.
Está ansioso para conhecer o Yaris Cross? Teria o SUV compacto japonês movido a combustão ou o híbrido? Conte nos comentários
>>Europa pensa em autorizar menores de idade a poder dirigir
>>Audi Q6 e-Tron será apresentado ainda em março
>>Ferrari Enzo é destruída em acidente