Desde que a Europa anunciou que iria banir carros a combustão em 2035, começou a corrida por carros elétricos. A maioria das montadoras anunciou que só venderia carros movidos a bateria a partir de uma determinada data. Mas, o tempo passou, os consumidores não aderiram tanto assim e começaram os “veja bem”.
Por isso, reunimos aqui todas as montadoras que já disseram que iriam só vender carros elétricos em um futuro próximo e, ou se arrependeram e voltaram atrás com a decisão, ou postergaram os planos de virada elétrica total. A lista deve aumentar com o tempo.
Audi
Perda no interesse por carros totalmente elétricos fez com que a Audi mudasse seus planos. A marca segue comprometida a lançar uma vastidão de modelos a bateria, mas vai investir ainda em carros a combustão. A nova geração do A5, que substituiu o A4, é prova disso.
Aston Martin
A ideia inicial da Aston Martin era que em 2025 seria lançado seu primeiro carro elétrico para que depois, em 2030, a marca só lançasse carros elétricos. Só que, recentemente em entrevista à Autocar, Lawrence Stroll, executivo da marca, disse que sempre haverá demanda por carros a combustão, por isso a marca não vai parar. O elétrico só virá em 2027.
Bentley
Igualmente prometido para 2025, o primeiro elétrico da Bentley foi adiado para 2027. Só que a virada elétrica pode nem acontecer. Segundo a Autocar, a marca planeja só vender carros elétricos a partir de 2033, não mais 2030. Só que a demanda baixa dos consumidores por elétricos, mesmo os de alto luxo, colocou o plano em pausa.
Ford
O “veja bem” da Ford talvez seja o mais forte de todos. Primeiro, ela desistiu de vender carros que não fossem Mustang, SUVs e picapes. Mas agora pensa em trazer o Fiesta e o EcoSport de volta. Depois, percebeu que tomou prejuízo com elétricos e, mais recentemente afirmou que é contra marcas que enfiam os elétricos goela abaixo.
General Motors (Chevrolet, Cadillac e etc)
Mary Barra, CEO da GM, havia afirmado categoricamente que nenhum carro do grupo seria vendido com motor a combustão depois de 2035. Isso inclui o Brasil, em que modelos como Onix e Tracker seriam substituídos por elétricos. Só que agora o grupo está investindo em híbridos, porque percebeu que não dá para fazer a virada elétrica total.
Genesis
Subsidiária de luxo da Hyundai, a Genesis queria se tornar uma fabricante de carros elétricos. Só que percebeu a alta demanda por híbridos e a baixa na curva de crescimento dos elétricos e reviu seus planos. Como uma marca jovem, a Genesis ainda encontra seu espaço entre Audi, BMW e Mercedes.
Jaguar Land Rover
Ainda que o grupo JLR esteja empenhado em desmembrar a Land Rover em três marcas e fazer a Jaguar só vender carros elétricos, mas a empolgação esfriou. Segundo o Auto News, a Land Rover lançaria seis carros elétricos até 2026, mas cortou para quatro. Só a Jaguar segue firme, porque vai subir o patamar de seus carros e cobrar mais caro por isso.
Mercedes-Benz
Depois de não ter o sucesso esperado com seus modelos EQ e cancelar as novas gerações de EQS e EQE, a Mercedes-Benz não vai mais só vender carros elétricos a partir de 2030. É por isso que a maioria dos novos modelos da marca terá opção elétrica convivendo junto da variante a combustão, não mais tendo modelos separados. Isso começará com o CLA.
Porsche
Ainda que nunca tenha prometido só vender carros elétricos, por conta do 911, a Porsche percebeu que terá de mexer em sua estratégia de eletrificação. Ela confirmou que a próxima geração do Cayenne terá variante a combustão com motor V8 e que a demanda original pensada não é tão forte quando o esperado.
Volkswagen
Recentemente, a Volkswagen notou uma alta demanda por carros híbridos e uma baixa na curva do crescimento de elétricos. Não é fato que ela abandonará a linha ID, mas a conversão totalmente elétrica vai ser postergada em favor de modelos parcialmente eletrificados. No Brasil, os híbridos são a prioridade e os elétricos estão só fazendo pose.
Volvo
Mesmo prometendo há anos fazer só carros elétricos, a Volvo está revendo os planos. Segundo a Auto News, o CEO da Volvo afirmou recentemente que a marca precisará construir uma “sólida ponte para os consumidores que não estão prontos para a eletrificação total”. Ou seja, vão voltar a investir em híbridos, como sempre fizeram.
Qual a próxima marca que você acha que desistirá da eletrificação total?