![Ford Puma e Opel Tigra [divulgação] Ford Puma e Opel Tigra [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2024/02/Tigra-e-Puma.jpg)
A indústria automotiva mundial talvez tenha atingido seu ápice nos anos 1990. Prova disso é que as montadoras japonesas faziam os carros mais malucos que a indústria já viu, enquanto as marcas americanas e europeias preenchiam cada nicho de mercado que tinham. Prova disso é que Fiesta e Corsa se transformaram em esportivos nessa época.
Até então, o conceito de fazer um cupê esportivo sempre estava atrelado a um modelo de pelo menos porte médio. Nos anos 1990, a Opel (representante europeia da Chevrolet naqueles tempos) tinha acabado de substituir o Manta pelo Calibra. Já a Ford tinha o Probe saindo de linha para abrir espaço para o Cougar.
Ambos os modelos eram baseados em carros maiores da Opel e da Ford. O Calibra era parente do Vectra, enquanto o Cougar nascia a partir do Mondeo. Mas, tanto GM quanto Ford queriam algo menor. Um esportivo para as massas, que fosse divertido de diri
gir, mas ao mesmo tempo acessível. E daí surgiu a ideia de converter Fiesta e Corsa.
Tigre europeu
Apresentado como conceito em 1993, mas produzido a partir de 1994, o Opel Tigra foi o primeiro cupê compacto da Opel. O modelo usava a mesma plataforma do Corsa de segunda geração (primeira como Chevrolet) e compartilhava diversos elementos com o irmão pacato. Entre eles estavam rodas, maçanetas e o painel por completo.
Boa parte do peso extra vinha por conta da traseira. O vidro traseiro curvado é uma peça caríssima do Tigra e que potencialmente vale mais do que o carro na Europa. Ele contava com motor 1.4 quatro cilindros aspirado de 89 cv e 12,8 kgfm de torque ou 1.6 quatro cilindros aspirado de 105 cv e 15,3 kgfm de torque.
Fiesta gatão
Vendo o sucesso do Tigra, e visando expandir sua gama de modelos, a Ford lançou o Puma em 1997. O modelo usava a plataforma do Fiesta de quarta geração (primeira no Brasil), conhecido como tristonho. O modelo já trazia elementos visuais que depois seriam empregados em Focus, Ka e na reestilização do Fiesta (apelidado de gatinho).
Esse motor começou sua vida com 125 cv e 16 kgfm de torque, mas depois evoluiu para 155 cv e 16,5 kgfm. O interessante é que esse motor é que os blocos eram produzidos na Espanha, depois enviados para o Japão para montagem final da Yamaha, para depois voltarem a Colônia, na Alemanha, para serem instalados no cofre do Puma.
Para você: qual desses dois esportivos pequenos é o mais legal? Conte nos comentários.
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