Responsável por mudar o mercado de carros elétricos no mundo e os tornar desejáveis, a Tesla é a referência nessa categoria. Prova disso é que até a BYD, vanguardista chinesa nesse setor, também segue os passos da Tesla. O Seal, recentemente lançado no Brasil, foi uma resposta ao Model 3. Mas parece que agora a Tesla que segue a BYD.
Apresentado recentemente, o Tesla Model 3 reestilizado parece mais do que deveria com o BYD Seal. A dianteira, que antes contava com faróis retangulares com estilo bem próprio, adotou linhas mais simples e finas idênticas às do BYD. Se não fosse pelo prolongamento de LED na parte inferior do Seal, seriam praticamente idênticos.
O estilo do para-choque do Tesla é mais simples, mas repare que o desenho básico é o mesmo. É quase como se o Seal fosse uma versão esportiva do Model 3 olhando por esse ângulo. Até porque o chinês tem falsas entradas de ar com contorno com LEDs não presentes no rival. O vinco central no capô do BYD também ajuda a diferenciar.
Frase motivacional
Na traseira, o Tesla Model 3 trocou o logotipo da marca pelo nome Tesla escrito na tampa traseira. E quem também tem o nome escrito atrás? O BYD Seal. Especificamente o Build Your Dreams que tem sido alvo de polêmica em alguns mercados. Aqui os modelos não são tão parecidos assim, há de convir.
O Tesla Model 3 adotou novas lanternas em C com parte da tampa do porta-malas invadindo a peça. Já o BYD Seal tem lanternas conectadas com elementos imitando escamas de peixe. A placa do chinês está no para-choque, enquanto no modelo americano ela é posicionada na tampa do porta-malas.
BYD mais rápido do Brasil
Vale lembrar que o Tesla Model 3 conta com versões com 512 km de autonomia ou 629 km na Long Range. A versão de tração traseira e menor autonomia faz de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, enquanto o Long Range com tração integral bate a mesma velocidade em 4,4 segundos.
Já o BYD Seal está disponível no Brasil por R$ 296.800 e conta com dois motores elétricos, um em cada eixo. Ao todo são 531 cv e 60,2 kgfm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Ele é, atualmente, o carro mais rápido que a montadora chinesa vende no nosso país.
Você acha os dois modelos muito parecidos? Conte nos comentários.
>>BYD Seal tem vendas expressivas em seu lançamento no Brasil
>>GWM já trabalha para nacionalizar o Haval H6 com motor flex