Faz anos que os brasileiros sonham em dirigir os carros da Tesla por aqui. Por conta disso, diversas importadoras trazem os modelos da marca norte-americana via importação independente. Mas venda oficial da Tesla no Brasil? Até agora nada. Mas a construção da nova fábrica no México pode mudar tudo.
Anunciada por Elon Musk, a nova Gigafactory será erguida em Nuevo León e é fruto de uma negociação que perdura desde meados do ano passado. A fábrica fica a 7 horas de carro da matriz da fabricante de elétricos, localizada no Texas. A fábrica ainda não tem data para ficar pronta e não foram anunciados quantos carros serão feitos lá por ano.
A Tesla apenas informou que a Gigafactory mexicana será responsável por produzir uma nova geração de carros elétricos. Considerando que a marca trabalha em um hatch compacto, informalmente batizado de Model 2, a escolha pelo México é lógica. O país tem mão de obra barata e capacidade de exportar para todos os países da América.
E o Brasil?
No fim das contas, o Brasil pode ser beneficiado com isso. Como há um acordo entre México e Brasil para redução de impostos para carros, a Tesla pode exportar da planta de Nuevo León para as nossas terras. Musk, contudo, disse que a Tesla ainda abrirá seis novas fábricas no mundo para atingir 20 milhões de carros por ano até 2030.
Ou seja, existe ainda uma grande possibilidade de o Brasil ser escolhido para produzir carros da Tesla. Vale lembrar que houve momentos em que a marca norte-americana conversou com o governo federal e com alguns estados do Sul para viabilizar o projeto de construção de uma Gigafactory Brasil.
>>Chery prepara sedã para brigar com Model S
>>Recall da Tesla convoca 362 mil carros por sistema autônomo