Destinados ao mercado indiano, os SUVs Harrier e Safari da Tata são uma verdadeira salada automotiva. Apesar do visual bastante original, recentemente reestilizado, os dois modelos tem partes de Land Rover, Jeep, Fiat e até Hyundai. Vale lembrar que a Tata é dona da JLR (Jaguar Land Rover).
Lançados em 2019 e 2021, respectivamente, os Tata Harrier e Safati passaram pela primeira intervenção visual. Na dianteira, eles trazem nova grade frontal integrada à porção superior dos faróis. No Harrier, o estilo é mais esportivo, enquanto no Safari, a grade é maior e mais elegante.
Atrás eles contam agora com lanternas interligadas com parte central em preto e barra luminosa – talvez aqui há um certo gosto de Volkswagen. Já a cabine, totalmente renovada, apresenta volante com parte central em plástico preto e materiais mais refinados e melhorias. No Safari as cores são mais elegantes, enquanto no Harrier a pegada é mais alegre.
Land Rover + Fiat + Hyundai
Só que o que surpreende nos modelos é a verdadeira bagunça de peças de outros carros. A plataforma é a D8 da Jaguar Land Rover. A base é a mesma que dá vida aos Land Rover Discovery Sport e Evoque, além do Jaguar E-Pace. Como a Tata é dona das marcas britânicas, nada mais justo que acessar sua tecnologia.
Já o motor é da Stellantis. Trata-se do 2.0 quatro cilindros turbo diesel que hoje é empregado em Fiat Toro, Ram Rampage, Jeep Compass e Commander, além de já ter figurado no Jeep Renegade. O acerto é exatamente o mesmo usado no Brasil, com 170 cv e 35,7 kgfm de torque.
A diferença, contudo, é que o câmbio é fornecido pela Hyundai. Trata-se do mesmo automático de seis marchas usado no Creta e no HB20, mas pareado a um motor diesel da Fiat. Futuramente, os Tata receberão motor 1.5 quatro cilindros turbo da Hyundai, além de uma variante totalmente elétrica.
Você compraria o Tata Safari ou o Harrier se fossem vendidos no Brasil? Conte nos comentários.
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