![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação] Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_85_edited-990x556.jpg)
Enquanto no Brasil a Suzuki foi reduzida somente ao Jimny Sierra em suas concessionárias, a marca japonesa lançou um novo modelo barato na Índia. Seu principal mercado no mundo, mais importante até que o Japão, a Índia agora tem a nova geração do Alto K10. O modelo de entrada da marca é rival do Renault Kwid e do Citroën C3 por lá e custa a partir de R$ 25.990 (399 mil rúpias na Índia).
Porém em preço, o Alto K10 fica acima apenas do Alto 800, que não tem relação direta com o novo modelo. Ele é um pouco mais barato que o Renault Kwid indiano, que começa em R$ 30.210 (464 mil rúpias) por lá. Já o Citroën C3 parte de 588 mil rúpias, equivalente a R$ 31.270, ou seja mais caro. Isso se da pelo fato de que o modelo da Renault tem motor 0.8, enquanto o Alto K10 já vem com um 1.0 aspirado e o C3 com um 1.2 aspirado.
No Suzuki, o motor 1.0 três cilindros K10C é o mesmo usado pelos compactos Celerio e S-Presso, vendidos unicamente na Índia. Ele entrega 67 cv e 9 kgfm de torque. Serão oferecidas quatro versões com câmbio manual de cinco marchas (STD, LXi, VXi e VXi+) e duas com transmissão automatizada de embreagem única (VXi e VXi+). Os preços chegam no máximo a 584 mil rúpias (R$ 38 mil).
![Maruti Suzuki Alto K10 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/maruti_suzuki_alto_k10_5_edited-750x450.jpg)
Simplicidade ao máximo
Em relação ao Alto 800, o novo Alto K10 é 8,5 cm mais longo e 4,5 cm mais alto, mas mantém a mesma largura de 1,49 m do modelo antigo. Com isso, ele marca 3,53 m no comprimento e 1,52 m na altura. Comparando ao Kwid vendido no Brasil, o Suzuki indiano é 15 cm mais curto, 8 cm mais estreito e 5 cm mais alto. Contudo, a plataforma é a nova Heartect usada no Celerio.
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