Desde maio de 2022 que a Honda fala sobre o Prologue, seu SUV de porte médio-grande totalmente elétrico. Ainda que faltem o lançamento de fato, o novo modelo SUV japonês finalmente teve detalhes revelados. Mas não se engane: por debaixo dessa pele de SUV japonês vive um Chevrolet Blazer EV.
O Honda Prologue é o primeiro fruto da parceria entre a marca japonesa e a General Motors para a criação de carros elétricos. Por isso, ele é construído sobre a plataforma Ultium e utiliza todo sistema elétrico, baterias e motores providos pela GM. Por conta disso, o Prologue é intimamente ligado ao Chevrolet Blazer EV, tanto que tem o mesmo porte.
Na parte mecânica, teremos duas variantes. As versões mais caras virão com o sistema de dois motores com 292 cv, mas haverá também uma versão com tração dianteira e potência ainda não divulgada. Vale lembrar que o Blazer EV ainda tem uma variante com tração integral e 565 cv, que pode ser usada no Prologue em uma versão esportiva futura.
A autonomia, segundo a Honda será de 483 km. Mas, o mais interessante, é que a bateria permite recuperar 105 km de autonomia em apenas dez minutos de carga. É possível usar carregadores DC de até 155 kW. Nos EUA, a marca oferecerá créditos para recarga pública e também a instalação de um carregador doméstico.
Toques de Peugeot, Volkswagen e Chevrolet
No visual, é quase impossível detectar partes de Chevrolet no modelo. Tirando o desenho mais achatado, baixo e longo do Blazer, a Honda soube muito bem dar um ar próprio ao modelo. Os faróis finos conectados à grade frontal trazem certa conexão com o HR-V. Enquanto a lateral limpa e traseira arredondada acenam para o ZR-V.
Na traseira, o modelo tem lanternas conectadas por uma barra preta que o faz ter cara de Volkswagen. Ao mesmo tempo, o fato de ter o nome Honda escrito na tampa traseira ao invés do H cromado traz semelhanças com os modelos da Peugeot. De fato, a traseira é extremamente genérica.
Já por dentro, o modelo exibe saídas de ar conectadas, como no HR-V, além de central multimídia flutuante parecida com a do City. O sistema é Android Automotive, mas sem conexão com Android Auto ou Apple CarPlay por conta da política da GM de eliminar esses sistemas. Há ainda painel de instrumentos digital e console central alto.
Por enquanto não há planos de lançar o novo Honda Prologue no Brasil. Mas você teria um se disponível aqui? Conte nos comentários.
>>Honda vai apresentar um Gurgel Itaipu moderno no Japão
>>Chevrolet Montana coloca versão RS no lugar certo | Avaliação
>>Carros elétricos da VW encalham e forçam parada de fábrica