Infelizmente a Toyota tem uma linha já muito tradicional no mercado brasileiro, e seus modelos mais recentes lançados no exterior não são vendidos por aqui. É o caso da linha Crown, que acaba de receber uma novidade. O SUV Toyota Crown Sport passa a ter motor híbrido plug-in com mais de 300 cv e autonomia acima de 1.200 km.
Com um porte bem maior que o do Corolla Cross, o Crown Sport seria um bom modelo sofisticado da Toyota no Brasil. Ele tem 4,71 m de comprimento, contra 4,46 m do Corolla Cross. A largura é de 1,88 m e 1,82 m, enquanto o entre-eixos é de 2,76 m e 2,64 m (respectivamente). Já a altura acaba sendo maior em nosso modelo (1,62 m contra 1,57 m do Crown Sport).
Toyota Crown Sport PHEV
Quando foi lançado, o SUV já tinha uma versão híbrida convencional. Porém, a novidade fica por conta de um sistema PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle), ou seja, híbrido plug-in. O motor utilizado é um 2.5 aspirado à gasolina, que está associado ao conjunto elétrico.
Juntos os motores conseguem fornecer até 306 cv de potência. Dessa forma, de acordo com a Toyota, a autonomia em modo 100% elétrico é de aproximadamente 90 km. Com consumo de 20,3 km/l e tanque de 55 litros, no modo híbrido o Crown Sport trafegar até 1.200 km ou mais.
A tração é chamada de 4WD E-Four, e consegue distribuir totalmente para as quatro rodas a potência máxima produzida pelo sistema híbrido. A Toyota diz que o conjunto de suspensão foi aprimorado e tem ajustes específicos para essa versão híbrida plug-in.
Bateria e recarga
Segundo informado pela Toyota, para realizar uma carga completa da bateria, são necessárias em torno de 5,5 horas utilizando uma tomada padrão. Porém, quando um carregador rápido é utilizado, o tempo de espera cai para 38 minutos em uma recarga de 0 a 80%.
Uma das funções interessantes do Toyota Crown Sport é a possibilidade de utilização de alguns recursos do carro durante o carregamento. Chamado de Modo My Room, ele permite que os ocupantes do veículo utilizem o ar-condicionado e o sistema de áudio enquanto o carro carrega. Assim não é preciso ligar o motor.
E aí, você gostaria de ver o Toyota Crown Sport no Brasil? Conte nos comentários.
>> Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra
>> Toyota Corolla Cross pede atualização, mas por que vende tanto?
>> Flagra: GWM Poer testa sistema híbrido contra Toyota Hilux