Destaque

SUV cupê Chevrolet não será derivado do Tracker e Brasil o perdeu

Primeiro SUV cupê da história da Chevrolet servirá de porta de entrada em alguns países, mas o Brasil pode ficar de fora

Chevrolet Tracker Redline [divulgação]
Chevrolet Tracker Redline [divulgação]

[ATUALIZADA EM 25/02 09:17]Depois do primeiro flagra mundial feito na Coreia do Sul, as especulações sobre o suposto Chevrolet Tracker Cupê começaram a circular. Contudo, o GM Authority jogou um balde de água fria sobre os brasileiros: ao que tudo indica, o novo SUV não será um derivado do Tracker. Com isso, as chances de ele ser feito por aqui diminuem.

Segundo a publicação, o novo SUV cupê da Chevrolet será construído sobre a plataforma VSS-F, a mesma usada pelo Trailblazer global e pelo Buick Encore GX. Essa base é, basicamente, uma versão maior e mais moderna da GEM de Onix, Onix Plus, Tracker e Montana. Ou seja, uma plataforma mais cara de ser produzida.

É basicamente a mesma lógica entre as bases MQB-A0 (Polo, T-Cross, Nivus e Virtus) e MQB (Golf, Q3, A3, Taos e Tiguan) quando coloca do no mundo Volkswagen. Essa informação sobre a plataforma do novo SUV cupê coloca um ponto final na especulação que ele seria uma versão cupê do Tracker. Um tratamento igual ao de Q3 e Q3 Sportback ou X3 e X4.

Chevrolet Tracker e Trailblazer (divulgação)

Contudo, o visual será bastante inspirado no Tracker com alguns toques de Blazer e Trailblazer (americano). O modelo terá linhas mais orgânicas e fortes semelhantes às do SUV brasileiro. Os faróis, porém, serão separados e uma grade frontal em X será o grande ponto de destaque no visual. A reestilização do Tracker, inclusive, será inspirada nessa linguagem de design.

Mais potência

Já que o novo SUV cupê não será diretamente derivado do Tracker, ele poderá usar motor 1.3 três cilindros turbo do Trailblazer com 156 cv. A GM prepara na China um novo motor 1.5 quatro cilindros turbo que cabe na plataforma GEM e, consequentemente, na VSS-F. Esse propulsor promete 180 cv, exatos 47 cv a mais que o Tracker 1.2 Premier brasileiro.

Chevrolet Trailblazer [divulgação]
Chevrolet Trailblazer [divulgação]
Nessa tocada, caso seja possível produzir o modelo no Brasil, ele regularia em potência com os SUVs 1.3 turbo da Stellantis (Renegade, Compass e Commander) que contam com 185 cv, assim como daria dor de cabeça para Duster e Captur 1.3 com seus 170 cv. Sobraria até para os Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus com seu 1.6 THP de 173 cv, que têm a mesma potência do HR-V Touring 1.5 turbo.

ATUALIZAÇÃO: A Chevrolet informou ao Auto+ que o novo SUV cupê não será vendido no Brasil.

>>Chevrolet mata Onix antigo, S10 flex, além de versões de Tracker e Spin

>>Cinco itens que o Chevrolet Onix Plus tem na China e no Brasil não

>>Os elos perdidos dos carros Opel da Chevrolet do Brasil